dados
Data Analytics
serviços

5 serviços de dados essenciais para o CIO

Prosperar com dados é um dos temas mais quentes nos negócios atualmente, mas o que isso significa?

Publicado: 08/12/2025 às 17:46
Leitura
4 minutos
Construção civil — Foto: Reprodução

Empresas modernas exigem uma infraestrutura que ofereça suporte ao desenvolvimento e implementação de aplicações com agilidade e que estabeleça uma base para automação, autoatendimento e acesso onipresente aos dados. Isso é importante porque é o caminho para uma transformação rápida e inteligente com os dados, ambas essenciais agora para o mercado de negócios.

Para o CIO, é fundamental fornecer serviços de dados que facilitem as equipes de DevOps, os cientistas de dados e os usuários no acesso, exploração e mineração dos dados para diversas aplicações e tarefas corporativas. E, verdade seja dita, se um CIO não fornecer dados como serviços em três anos, ele não será um CIO por muito mais tempo.

Mas pensar na palavra “dados” como um termo genérico não é muito útil. É preciso clicar duas vezes na ideia de dados da mesma forma que faria com “infraestrutura” para traçar estratégias para a rede, computação ou storage.

Inovar é olhar para frente

A maioria das empresas modernas já está adotando uma infraestrutura em nuvem que permite responder às demandas de um mundo em constante mudança. Os ambientes corporativos são amplamente impulsionados por aplicações, a próxima fronteira para todas as empresas é tornar os dados amplamente disponíveis e fáceis de usar, tanto para colaboradores quanto para clientes.

Os inovadores já reconhecem que para prosperar com os dados é preciso alimentar as aplicações com os melhores dados possíveis. A ideia ultrapassada de ter apenas uma aplicação deu lugar à estratégia de ter os melhores dados para essa aplicação. O truque está em combinar os dados da própria empresa com os dados do mundo externo para gerar insights que podem promover um grande salto para os negócios.

A Esri, fornecedora de software como um serviço (SaaS) de inteligência para localização geográfica, é um exemplo de empresa que faz exatamente isso. Ela usa contêineres e Kubernetes para fornecer o serviço aos clientes com necessidades de imenso volume de dados para integrar informações de mapeamento para aplicativos como rastreamento de COVID-19, mapeamento de incêndios e gerenciamento de desastres.

O top 5 do “as-a-service”

Os CIOs precisam fornecer serviços de dados capazes de apoiar o desenvolvimento de aplicações, projetos de machine learning, exploração de dados e outras necessidades avançadas. Existem cinco pipelines principais “como um serviço” que as aplicações acessam, compreendendo um catálogo abrangente de serviços. Cada um deve fornecer aos usuários um canal de dados a um clique entregue como serviço, que eles possam acessar facilmente e se concentrar no que importa – a aplicação – em vez de se preocupar em gerenciar a infraestrutura. Os cinco são:

1. Banco de dados como serviço para fornecer repositórios de dados escalonáveis que estejam disponíveis entre equipes e aplicações.

2. Pesquisa de dados como serviço para consultas ad hoc em banco de dados, ou seja, para um propósito específico, com o objetivo de entender o uso e melhorar os produtos.

3. Análises como serviço para business intelligence (BI), com ferramentas como Tableau ou mesmo Excel.

4. Inteligência Artificial e machine learning como serviço para fornecer serviços inteligentes e personalizados e entender os padrões de uso que exploram grandes quantidades de dados usando diferentes ferramentas, como a TensorFlow, plataforma de código aberto para ML.

5. Transmissão de dados e mensagens como serviço para oferecer suporte às aplicações em tempo real para fornecer informações aos consumidores ou para operar máquinas, porque os dados agora estão distribuídos (e no limite).

Os bancos de dados de código aberto como MySQL, MongoDB, Cassandra, PostgreSQL e muitos outros ganharam ampla adoção e são essenciais para habilitar e entregar este catálogo de serviços de dados. E CIOs do mundo todo estão investindo bilhões de dólares nisso.

É agora ou nunca

A abordagem deixou de ser responsiva e centrada na redução de custos para manter o foco na agilidade e inteligência. Mas essas duas características não são apenas sobre aplicações, é a combinação das aplicações e dos dados. Por isso, os Kubernetes e os contêineres estão abrindo caminhos para um mundo mais rápido, enquanto AI, ML e as novas ferramentas como serviço garantem o caminho para a inteligência.

Na última década, o mundo foi inundado por aplicações. Agora estamos no início de um verdadeiro dilúvio de dados, e essa é a hora de escolher entre navegar ou afundar.

* Paulo de Godoy é country manager da Pure Storage

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas