inovação
IT Forum@Home
Leandro Karnal
Maria Fernanda Cândido

Karnal: combate ao racismo também é obrigação do setor corporativo

Como vamos sair de um mundo pós-Covid 19? A dúvida que vem povoando a cabeça de líderes nas mais diversas esferas foi o ponto de partida para o historiador Leandro Karnal e a atriz e sócia da Casa do Saber, Maria Fernanda Cândido, debaterem no IT Forum@Home. A troca de experiências sobre cultura, tecnologia, negócios […]

Publicado: 07/12/2025 às 08:49
Leitura
4 minutos
karnal
Construção civil — Foto: Reprodução

Como vamos sair de um mundo pós-Covid 19? A dúvida que vem povoando a cabeça de líderes nas mais diversas esferas foi o ponto de partida para o historiador Leandro Karnal e a atriz e sócia da Casa do Saber, Maria Fernanda Cândido, debaterem no IT Forum@Home. A troca de experiências sobre cultura, tecnologia, negócios e sociedade deixou a provocação: as empresas precisam utilizar o momento para combater o racismo e a discriminação das minorias.

Tal mudança na sociedade não deve vir apenas por um despertar da consciência, segundo Karnal. Respondendo uma provocação de Cândido, o historiador afirma que a transformação vem de uma visão pragmática: não faz bem aos negócios esse tipo de postura discriminatória.

“Está ficando claro que o mercado também presta atenção em coisas como o racismo. Ou seja, não é mais por uma questão apenas de cidadania. Se a sua empresa não tem uma política afirmativa, se a sua ação profissional manifesta preconceito, você vai perder clientes. Ninguém mais que se associar a um misógino, racista, homofóbico”, diz Karnal.

Mediada pelo jornalista e sócio-diretor da IT Mídia, Vitor Cavalcanti a discussão “Humanidade: uma nova forma de pensar” fechou o segundo dia de conteúdo da edição digital do IT Forum. Confira alguns dos destaques do papo:

O papel da tecnologia pós-pandemia

Lembrando Francis Bacon, o historiador aponta que hoje, mais do que em outras épocas, conhecimento representa poder. E lembrou de exemplos catastróficos nos quais a tecnologia não foi usada para fins que beneficiaram a humanidade. “Nós tivemos um salto tecnológico brutal, mas é preciso que a gente tenha um salto ético. Ou, de novo, a tecnologia, ao invés de transformar, vai ser um elemento mais poderoso de destruição”, dispara Karnal.

Por outro lado, a dupla comentou os benefícios que a tecnologia pode ter em setores como educação, tornando possível disponibilizar conhecimento para mais pessoas. O motivo é simples: num mundo no qual as fronteiras podem ser artificiais e os governos são temporários, a cultura é algo capaz de marcar de forma mais duradoura um povo.

“A cultura é o caminho, tornando a tecnologia em instrumentos que serão capazes de ser bem utilizados nas mãos de todos nós. Caso contrário, ficamos perto de um desastre”, comenta Maria Fernanda Cândido.

 

Criatividade e adaptação

Nas palavras de Karnal: “o futuro é da inteligência e da criatividade”.  E onde entra a arte nesse cenário? “Quem cria tem o poder de influenciar a própria identidade de seu povo. O que nos define é nossa produção cultural, como a Fernanda Montenegro disse, a cultura é a assinatura de um povo”, afirma Cândido.

A sócia da Casa do Saber ainda aponta que as novas tecnologias têm um força suficiente para amplificar a disseminação e o intercâmbio cultural. No entanto, a atriz faz questão de alertar para o papel da cultura como instrumento de dominação a serviço do poderio econômico.

“Ainda insisto no aprofundamento das questões para que a gente reserve também um tempo para aprender sobre os processos de dominação, sobre as relações de poder”, comenta Cândido. Segundo a atriz é importante que esse momento não seja apenas um “momento midiático”, explica Maria Fernanda Cândido.

Em um mundo no qual as coisas mudam constantemente e “tudo passa, tudo quebra e tudo cansa”, o poder de adaptar seus negócios garante a sobrevivência. A analogia à teoria de Darwin é trazida pelo historiador, que complementa:  “não é a força que te faz sobreviver. A força funciona só no seu imaginário. É a capacidade de adaptação. O mundo muda a todo instante, o que era realidade deixa de ser. Esforço é banho, tem que repetir todo o dia”.

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas