Google
Google Cloud

Google anuncia lançamento do ‘Workspace’ para Governos

O Google anuncia nesta terça-feira (08) o Workspace for Governement, oferta de soluções corporativas que também englobará serviços de nuvem, de forma a atender as necessidades dos órgãos públicos. De acordo com companhia, o serviço estará disponível para aquisição no início de 2021.  O serviço chega após um ano em que, por conta das demandas […]

Publicado: 07/12/2025 às 14:57
Leitura
3 minutos
Construção civil — Foto: Reprodução

O Google anuncia nesta terça-feira (08) o Workspace for Governement, oferta de soluções corporativas que também englobará serviços de nuvem, de forma a atender as necessidades dos órgãos públicos. De acordo com companhia, o serviço estará disponível para aquisição no início de 2021. 

O serviço chega após um ano em que, por conta das demandas criadas pela Covid-19, os departamentos governamentais precisaram se digitalizar significativamente — e que, para isso, investiram nas soluções criadas por empresas que oferecem serviços de cloud computing, como Google Cloud. 

“Quando se fala em [aquisição de] clientes, tivemos um ano muito positivo”, explica Mike Daniels, vice-presidente do Google Cloud para o setor público, em evento para jornalistas realizado na última sexta-feira (4) 

“Expandimos nosso relacionamento [com clientes já existentes] e conseguimos novos clientes em setores como educação, defesa, agências governamentais como a NOAA, departamento de energia de Rhode Island, secretaria de educação do México, governo da Austrália e a DNA do Brasil, complementa. 

Além de toda a suíte de aplicações para o escritório, a oferta Workspace voltada para o governo se diferenciará da “padrão” por integrar a estrutura de nuvem, oferecendo assim serviços de análise e processamento de dados. “Estou muito animado sobre o que como será o futuro do trabalho no setor público”, afirma Daniels.  

Ofertas e cases 

Dois exemplos de ofertas que poderão ser utilizadas no Workspace for Goverrnemnt estão associadas ao uso de IA e processamento de dados para serviços relacionados à assistência de cidadãos.  

O primeiro, chamado ‘Virtual Career Center’ tem como objetivo ajudar pessoas desempregadas a encontrar posições de trabalho que estejam em aberto, além de oferecer programas de mentoria e qualificação para ajudar no processo de recolocação. A outra solução tem o nome de ‘Improper Payments and Fraud’ e, como o nome já diz, tem como objetivo detectar possíveis casos de fraude para obtenção de benefícios.  

Mas a versão governamental pode ser usada para objetivos bem diversos. Durante o evento de anúncio do produto, a companhia convidou profissionais de instituições que já utilizam o ‘Workspace’ em formato piloto. 

Klara Jelinkova, que atua como vice-presidente de TI na Rice University, explicou que a instituição está usando as ferramentas de análise da nuvem do Google para monitorar os casos de Covid-19 para averiguar a necessidade de reforço do ensino virtual. 

Já Robert Blum, diretor do Observatório Rubin explicou que sua equipe utiliza o Google Cloud para escalar as capacidades de análise de imagens espaciais capturadas no local, otimizando o tempo trabalho dos cientistas.

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas