bem-estar
burnout
Gestão
produtividade

O imperativo do bem-estar do funcionário

Você se lembra de quando a conversa sobre bem-estar corporativo girava em torno das ofertas de academias de ginástica, lanches saudáveis ​​e até mesmo um jardim na cobertura? Bem, tudo isso mudou Hoje, as empresas estão se concentrando não apenas em apoiar a saúde física de seus funcionários, mas também a mental. Eles veem o […]

Publicado: 08/12/2025 às 20:43
Leitura
4 minutos
Construção civil — Foto: Reprodução

Você se lembra de quando a conversa sobre bem-estar corporativo girava em torno das ofertas de academias de ginástica, lanches saudáveis ​​e até mesmo um jardim na cobertura? Bem, tudo isso mudou

Hoje, as empresas estão se concentrando não apenas em apoiar a saúde física de seus funcionários, mas também a mental. Eles veem o alto preço que a ansiedade, a angústia, a frustação e o estresse gerados pela pandemia estão cobrando e reconhecem a necessidade de apoiá-los de uma forma mais inteira e holística.

O bem-estar não é bom apenas aos funcionários, mas sim vantajoso às empresas também. E aqueles que projetam esse bem-estar nos três pilares principais da experiência do funcionário – cultura, espaço digital e espaço físico – saem na frente e levam vantagem nos negócios.

Deixe claro que não estar bem é normal

Não importa quantos programas de bem-estar você oferece se sua cultura não o apoiar. As iniciativas de bem-estar funcionam melhor em organizações que têm uma base sólida de respeito, confiança, colaboração, carinho e empatia, em que os profissionais conseguem se apoiar.

  • As pessoas precisam se sentir seguras, dedicando um tempo para cuidar de si mesmas e pedir ajuda – especialmente quando se trata de saúde mental. Alguns pontos são fundamentais:
  • Ofereça e faça com que os líderes promovam programas de saúde mental e atenção plena, como aconselhamento, grupos de meditação e treinamento para gerenciamento de estresse.
  • Incentive os gerentes a apoiarem os membros da equipe que participam de programas de bem-estar.
  • Convide os líderes a falar de forma aberta e transparente sobre suas próprias lutas e como as administram.

Dessa forma, um funcionário se sentirá confortável em dizer que vai meditar ou fazer terapia com a mesma naturalidade que dizem ir ao dentista.

Foco no bem-estar digital

Com tantos funcionários trabalhando em casa, a maioria das interações agora é virtual. Logo, o espaço de trabalho digital nunca foi tão importante para essa experiência.

A forma como usamos e interagimos com a tecnologia no trabalho é provavelmente tão, senão mais, importante para nosso bem-estar do que os recursos projetados para o bem-estar geral. Se os funcionários estão distraídos e sobrecarregados pelas demandas que chegam por meio do uso e acesso a muitas aplicações todos os dias, é improvável que eles mantenham o foco e a criatividade de que precisam para uma sensação positiva na execução do trabalho. Se eles tiverem uma tecnologia ágil e intuitiva se sentirão menos estressados ​​com medo de perder algo importante ou de ter que lembrar de mais uma senha.

Crie o espaço para ter sucesso

Com espaços de trabalho digitais, as empresas podem fornecer uma experiência segura, confiável e consistente que remove as distrações, permitindo que os funcionários se concentrem, inovem e criem. E eles podem até mesmo integrar o bem-estar em suas atividades, aproveitando os recursos que permitem que eles conduzam tarefas vitais associadas ao bem-estar, como:

  • Realização de pesquisas laborais rápidas para rastrear e melhorar a satisfação do funcionário.
  • Compartilhar notícias positivas para melhorar o ambiente e elevar o astral.
  • Reconhecer e elogiar colegas e suas realizações para promover engajamento e coletividade.
  • Apresentar conteúdo relevante e perguntas frequentes para apoiar os funcionários e capacitá-los para um bom desempenho em todas as frentes – física, mental, financeira, espiritual e emocional.

Todos nós estamos enfrentando desafios da pandemia de maneiras diferentes. Mas uma coisa é universal: quando as pessoas experimentam um estado de bem-estar no trabalho, elas podem desbloquear seu potencial, trabalhar com propósito e criatividade, gerenciar com sucesso o estresse diário e fazer contribuições significativas para o sucesso de toda a organização.

*Donna Kimmel é vice-presidente executiva e Chief People Officer da Citrix

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas