As principais áreas que você deve esperar ver aumentos de custos incluem: Custos de assinatura Embora muitas assinaturas custem cerca de um terço de uma licença perpétua mais o custo de manutenção, o custo da assinatura é cerca de um terço mais alto do que a taxa de manutenção anual de uma licença perpétua. Os […]
As principais áreas que você deve esperar ver aumentos de custos incluem:
Custos de assinatura
Embora muitas assinaturas custem cerca de um terço de uma licença perpétua mais o custo de manutenção, o custo da assinatura é cerca de um terço mais alto do que a taxa de manutenção anual de uma licença perpétua. Os custos anuais contínuos serão maiores com o modelo de assinatura.
Custos de Integração
Muitos dos principais fornecedores de software corporativo têm soluções de integração incorporadas (por exemplo, Integration Suite da SAP e Integration Cloud da Oracle), mas e se sua empresa tiver que integrar ambientes que abrangem vários fornecedores de aplicativos? Uma plataforma de integração (IPaaS) pode ser a melhor resposta. No entanto, o Gartner acredita que “até o ano 24, os custos de integração associados a assinaturas iPaaS e taxas ocultas aumentarão os custos gerais de assinatura em pelo menos 20%”, o que eliminaria as possíveis economias previstas com a adoção de uma estratégia de aplicativo mais adequada.
Custos de não conformidade
É um segredo mal guardado que os fornecedores de software aplicaram pressão de auditoria de conformidade para acelerar a migração para suas ofertas de nuvem. Os custos de auditoria de conformidade podem ser altos, sem mencionar a distração que representam para as operações de negócios.
Custos de valor
Pode-se argumentar que é justo esperar pagar um preço mais alto por um valor aprimorado – a suposição é que o SaaS oferece “algo mais” do que licenças perpétuas. Isso não provou ser o caso da funcionalidade geral do ERP, mas para soluções que oferecem especialização do setor, pode parecer verdade. Por exemplo, o Gartner prevê que “até o YE25, os clientes de SaaS que comprarem ofertas verticais do setor terão custos de assinatura 40% mais altos do que comprar ofertas genéricas, mas gastarão 30% menos tempo em personalização”.
Custos de bloqueio
O aprisionamento do fornecedor no momento da renovação do contrato é um desafio real, principalmente com software corporativo, onde o esforço maciço de troca proíbe os clientes de simplesmente abandonar as cláusulas contratuais desfavoráveis. Os clientes podem acabar pagando taxas de assinatura premium para evitar a interrupção da troca. Um custo de oportunidade perdido também pode existir quando o aprisionamento do fornecedor impede a empresa de escolher outra solução, talvez melhor.
Resultado final
Para o mundo complexo e totalmente integrado do software empresarial, a mudança para SaaS não acontecerá da noite para o dia. Os líderes de TI que planejam migrar o software corporativo para um modelo SaaS também devem planejar o suporte ao portfólio de aplicativos existente durante esse ínterim. De acordo com o Gartner, isso também pode incluir “encontrar suporte de terceiros confiável e de longo prazo para esses produtos”.
À medida que as empresas mudam para o modelo de licenciamento SaaS ou optam por manter suas licenças perpétuas, uma área-chave onde o aumento dos custos pode ser mitigado é o suporte e a manutenção. Diz Gartner, “A tendência crescente de fornecedores que tornam o suporte de licença perpétua inacessível ou indisponível deve ser um forte catalisador para a expansão do mercado existente de empresas de suporte de terceiros”.
Obtenha o relatório do Gartner: Prevê 2022: SaaS domina a contratação de software até 2026 — e os riscos também
Você pode gostar:
Assista: 7 equívocos de ERP na nuvem
Solução: Serviços de consultoria de migração de nuvem especializados