100+ inovadoras
CCR
IA
machine learning
mobilidade

CCR automatiza pedágios com machine learning e pagamento por aproximação

A inovação é o meio que permite à CCR entregar melhores experiências aos clientes nos diferentes modais. O grupo de infraestrutura com foco em mobilidade foi pioneiro nos anos 90 ao lançar o sistema de pagamento eletrônico Sem Parar nos pedágios. Agora, aposta em tecnologias de pagamento contactless do tipo NFC (Near Field Communication) associadas […]

Publicado: 06/12/2025 às 03:12
Leitura
4 minutos
Construção civil — Foto: Reprodução

A inovação é o meio que permite à CCR entregar melhores experiências aos clientes nos diferentes modais. O grupo de infraestrutura com foco em mobilidade foi pioneiro nos anos 90 ao lançar o sistema de pagamento eletrônico Sem Parar nos pedágios. Agora, aposta em tecnologias de pagamento contactless do tipo NFC (Near Field Communication) associadas ao machine learning para viabilizar o autosserviço nas rodovias.

A iniciativa, que deu o décimo lugar à companhia no ranking d’As 100+ Inovadoras no Uso de TI 2022, automatiza a cobrança manual de tarifas durante a passagem do veículo, eliminando o uso de dinheiro físico e propiciando fluidez e conforto na jornada com pagamento por aproximação. Em paralelo, os algoritmos entram em cena para garantir a segurança na apuração assertiva de receitas tarifárias a partir da detecção dos eixos de cada veículo.

“Identificamos a necessidade de oferecer soluções de pagamento mais modernas para a demanda dos clientes”, pontua Cristiane Gomes, diretora de tecnologia da CCR. Após um ano e meio de testes, em uma praça de pedágio no Sul do país, os resultados do projeto surpreenderam: o tempo médio de atendimento chegou a 12 segundos, enquanto a de um agente é de 5 segundos.

CONFIRA: O ranking completo d’As 100+ Inovadoras no Uso de TI de 2022

Com dois meses de aprendizado e 8 mil passagens, o algoritmo do sistema óptico que efetua a leitura das dimensões e eixos dos veículos superou a meta e atingiu 96,8% de assertividade. Além dessas duas métricas, Cristiane avalia que a alta adesão dos clientes representa a mudança de comportamento do usuário em praças de pedágio.

“O sucesso do projeto se deu principalmente pela interação dos nossos times técnicos e operacionais com os clientes”. Após validação, o sistema foi homologado pela agência reguladora e agora será expandido nacionalmente.

Pista de autosserviço

O atual processo de arrecadação, que consiste na definição da tarifa a ser paga pelo cliente, nas pistas de pedágio sem o uso de tags é realizado por um agente de tarifação. Essa pessoa é treinada para contar o número de eixos de cada veículo, diferenciar os veículos de passeio e comerciais, receber o valor da tarifa e registrar o processo no sistema de arrecadação.

Para automatizar a passagem do veículo sem tag, a CCR desenvolveu uma solução que integra os módulos de arrecadação (sistema de praças de pedágio), identificação e tarifação dos veículos (sistema óptico para perfil dimensional e contagem de eixos), dispositivo eletrônico de pagamento contacless e tela de interação com clientes.

Após a criação de um protótipo e testes no CCR Labs, laboratório de inovação do grupo, a solução foi implantada em campo em duas etapas. A primeira entre novembro de 2020 a janeiro deste ano, com duas pistas exclusivas, e a segunda com início em fevereiro com mais duas pistas exclusivas.

Esta foi a primeira vez que a CCR aplicou o aprendizado de máquinas nas praças de pedágio. “Dentre os desafios técnicos, a assertividade do algoritmo era a maior preocupação”.

A diretora de TI também ressalta outros desafios. Entre eles, sinalização viária, velocidade inicial de identificação e tarifação, ergonomia e experiência do usuário com o dispositivo de pagamento eletrônico e tela de interação com cliente e integração dos elementos com o sistema de arrecadação já existente na praça de pedágio. Foram necessárias inúmeras adequações nesses quase dois anos para ajustar a experiência do usuário com intuito de evitar filas, colisões e eventuais dúvidas durante o autoatendimento.

Para a CRR, a inovação vai além de uma área e é guiada por um plano. A TI está à frente do CCR Labs, centro de inovação da companhia, o que Cristiane considera uma oportunidade de colocar a tecnologia no centro da estratégia.

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas