Adobe
aquisição
design gráfico
Figma
fusão
M&A

Adobe anuncia compra da Figma por US$ 20 bilhões

A especialista em ferramentas gráficas Adobe anunciou nessa quinta (15) um acordo definitivo para compra da Figma, startup dona da ferramenta de design gráfico web de mesmo nome. A operação de US$ 20 bilhões será feita metade em dinheiro e metade em ações, e deve aprimorar o portfólio da empresa compradora na área de “criatividade […]

Publicado: 07/12/2025 às 19:25
Leitura
2 minutos
adobe prédio building
Construção civil — Foto: Reprodução

A especialista em ferramentas gráficas Adobe anunciou nessa quinta (15) um acordo definitivo para compra da Figma, startup dona da ferramenta de design gráfico web de mesmo nome. A operação de US$ 20 bilhões será feita metade em dinheiro e metade em ações, e deve aprimorar o portfólio da empresa compradora na área de “criatividade colaborativa”, como ela mesma define.

A operação ainda está sujeita a aprovações regulatórias e, espera a Adobe, deve estar concluída em 2023.

Após o fechamento da transação, Dylan Field, cofundador e CEO da Figma, continuará liderando a equipe, mas agora respondendo para David Wadhwani, presidente do negócio de mídia digital da Adobe. Até que a transação seja concluída, cada empresa continuará operando de forma independente.

“O Figma atraiu uma nova geração de milhões de designers e desenvolvedores”, diz a própria Adobe em comunicado para a imprensa. “Juntas, Adobe e Figma vão reimaginar o futuro da criatividade e produtividade, acelerando a criatividade na web.”

Leia também: Adobe Experience Cloud anuncia diretor enterprise para A. Latina

Fundada em 2012 por Dylan Field e Evan Wallace, a Figma ganhou mercado oferecendo ferramentas de design gráfico mais acessíveis, baseadas em web e sob assinatura, e com forte apelo colaborativo. Ganhou terreno sobretudo sobre a própria Adobe, cujas ferramentas são tradicionalmente mais caras, complexas, exigentes em termos de equipamento, e que demoraram a migrar para o modelo de assinatura na nuvem.

Segundo a Adobe, a Figma tem mercado total endereçável de US$ 16,5 bilhões até 2025. A expectativa é que a empresa adicione aproximadamente US$ 200 milhões em receitas anual líquida recorrente à Adobe já em 2022. A empresa tem margens brutas de aproximadamente 90% e fluxos de caixa operacionais positivos, declara a adquirente.

“Com a incrível experiência e inovação da Adobe, especialmente em 3D, vídeo, vetores, imagens e fontes, podemos reimaginar produtos fim a fim nos navegadores, enquanto construímos novas ferramentas e espaços para empoderar os clientes e desenhar produtos mais rápido e mais facilmente”, declarou no mesmo comunicado o CEO da Figma.

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas