Xertica

Xertica inicia operações no Brasil e mira em oportunidades do setor público

A Xertica, consultoria de transformação digital e distribuidora de produtos Google Cloud na América Latina, está iniciando suas operações no Brasil. A companhia foi originalmente fundada no Reino Unido, em 2016, e iniciou seus negócios oficialmente no ano seguinte, após a fusão de três grandes empresas latino-americanas do setor: Eforcers (Colômbia), Info Analítica (México) e […]

Publicado: 07/12/2025 às 16:56
Leitura
4 minutos
Alfredo Deak country manager da Xertica no Brasil
Construção civil — Foto: Reprodução

A Xertica, consultoria de transformação digital e distribuidora de produtos Google Cloud na América Latina, está iniciando suas operações no Brasil.

A companhia foi originalmente fundada no Reino Unido, em 2016, e iniciou seus negócios oficialmente no ano seguinte, após a fusão de três grandes empresas latino-americanas do setor: Eforcers (Colômbia), Info Analítica (México) e Cloudware (Peru e Equador).

No Brasil, a companhia anuncia sua chegada com planos ambiciosos. Sua projeção é que o mercado nacional responde por 50% de suas receitas dentro dos próximos três anos. Em 2023, a Xertica espera alcançar US$ 80 milhões em vendas na região.

Para alcançar esse resultado, a organização desembarca no Brasil com um plano bem definido. A estratégia estará voltada para a oferta de serviços para verticais do serviço público, especialmente para municipalidades e para órgãos da Justiça. A empresa também terá uma atenção extra em regiões como Nordeste, Centro-Oeste e Sul.

À frente da operação da companhia no país está Alfredo Deak. O executivo soma ampla experiência em tecnologia junto ao setor público, incluindo passagens pelo Google, como executivo de Negócios Estratégicos para Governo, e pela Microsoft, como especialista no desenvolvimento de práticas de Defesa Nacional e Segurança Pública no Brasil. Também atuou como diretor de Tecnologia da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Leia também: ‘Sou apaixonado pelo o que tecnologia viabiliza’, Ailton Santos, CEO da Nokia Brasil

“São mercados que ainda estão em desenvolvimento no aspecto de transformação digital e nuvem. Mercados em que ainda existe muito greenfield. Este é o foco: buscar áreas em que ainda existe muito espaço para desenvolvimento e onde a Xertica já tem presença e conhecimento de negócio em outros países”, explicou Alfredo Deak, country manager da companhia para o Brasil, em entrevista ao IT Forum.

O setor público representa hoje 40% dos negócios da organização na América Latina. Em toda a região, são mais de 1,2 mil municípios como clientes. A empresa também trabalhou com diversos projetos de transformação digital de órgãos da Justiça em países, incluindo uma iniciativa para a transcrição automática e indexação de audiências remotas e presenciais no Peru.

Segundo Deak, a estratégia é gerar cases dentro do Brasil nos setores em que a Xertica tem expertise para, em seguida, usá-los para ampliar sua presença no país. “A gente tem que usar isso como acelerador, por isso é importante ir na área onde temos mais domínio, onde nossos técnicos já têm experiência”, comentou.

A Xertica hoje tem um time de 260 colaboradores da área técnica, que cobrem sete das oito áreas de expertise do Google Cloud.. No Brasil, o time inicial será de 12 pessoas, além de três engenheiros do grupo regional para suportar projetos no país.

A partir destes primeiros cases que espera gerar no Brasil, a companhia deverá expandir sua atuação geográfica – colocando o Sudeste e Norte na rota – e atacar também outros segmentos da economia, como startups nativas digitais e pequenas e médias empresas (PMEs).

Para ganhar volume no país além do crescimento orgânico, a empresa também considera possíveis aquisições locais. “A Xertica é uma empresa que nasceu de M&A. Começamos um planejamento de estruturação de uma nova rodada de investimento que devemos colocar em curso no próximo ano”, explicou Deak. “Com o suporte dos investidores que nós temos, a Dalus Capital, a Endeavour e a Salesforce Ventures, estamos buscando como fazer uma nova rodada de investimento no Brasil.”

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas