GenAI
IA generativa
Inteligência Artificial Generativa
NTT Data Brasil

NTT Data cria hub de IA generativa no Brasil

A NTT DATA Brasil anunciou a criação de um hub de inteligência artificial generativa (Gen AI) para apoiar clientes em projetos estratégicos. O hub, que funciona desde abril, é formado por especialistas em IA generativa que atuam em diferentes serviços da NTT DATA. “O hub consolida nossas capacidades de IA generativa e as torna disponíveis […]

Publicado: 07/12/2025 às 14:23
Leitura
3 minutos
NTT Data, IA generativa
Construção civil — Foto: Reprodução

A NTT DATA Brasil anunciou a criação de um hub de inteligência artificial generativa (Gen AI) para apoiar clientes em projetos estratégicos. O hub, que funciona desde abril, é formado por especialistas em IA generativa que atuam em diferentes serviços da NTT DATA.

“O hub consolida nossas capacidades de IA generativa e as torna disponíveis ao mercado”, explica Evandro Armelin, sócio da NTT Data Brasil. “Ajudamos os clientes a entrar em contato com essa tecnologia, que tem enorme potencial de criar serviços inovadores e aumentar a produtividade, e testamos aplicações que gerem o maior impacto possível nos seus negócios.”

Segundo a NTT DATA, desde a criação do hub foram realizados cerca de 20 casos em dez clientes, de áreas como bancos, telecom e indústria. “Mostramos aos clientes as possibilidades dessa tecnologia e sugerimos a adoção de casos de uso mais inovadores e com potencial de geração de riqueza e novos negócios”, destaca Luis Quiles, diretor de inteligência artificial da NTT Data Brasil.

Leia também: Omnicanalidade desafia setor de saúde, aponta estudo da Globant

Os especialistas do hub também realizam pesquisas e testes para criar produtos e serviços que serão oferecidos ao mercado e aplicados internamente. “Temos diversas áreas, como, por exemplo engenharia de software que se beneficiam com a IA generativa, permitindo maior eficiência e menores custos”, diz Quiles.

Um exemplo que o executivo dá é o uso da tecnologia para automatização em programação. Segundo ele, a IA generativa permite um ganho de eficiência de entre o 6% e o 40% na geração de códigos.

Casos de uso

De acordo com Armelin, a IA generativa tem sido usada primordialmente em três áreas: atendimento aos clientes, automatização de processos e geração de conteúdo. No atendimento ao cliente foi aplicada a GenAI para facilitar o acesso do atendente do Call Center às informações que necessita para realizar o atendimento.

Com isso, ele consegue encontrar as melhores respostas e soluções, de uma forma mais rápida, agilizando o processo e melhorando a satisfação do cliente.

Na NTT Data, a IA generativa também tem sido usada na criação e automatização de campanhas de marketing – gerando os textos e imagens da campanha. O trabalho é similar ao feito por um profissional de marketing: começa com a ideia criativa, a escolha do tipo de comunicação – se mais pessoal ou promocional –, o canal de comunicação, se o foco será num produto particular ou não, o tamanho do texto, entre outros pontos.

“A partir dos insumos introduzidos pelo usuário, a IA consegue criar conteúdos surpreendentes que respeitam e incorporam as necessidades do usuário. É um processo colaborativo entre o homem e a máquina”, afirma Quiles.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas