Cobol
IA generativa
IBM
Java

IBM usará IA generativa para traduzir COBOL para Java

A IBM está apresentando uma solução de IA generativa assistida para enfrentar o desafio de modernizar aplicativos COBOL, uma das linguagens de programação mais antigas ainda em uso. Segundo a IBM, o Watsonx Code Assistant for Z, pode ajudar os desenvolvedores a transformar seletivamente o código COBOL em código Java de alta qualidade, permitindo uma […]

Publicado: 08/12/2025 às 08:44
Leitura
3 minutos
IBM IA generativa Watsonx
Construção civil — Foto: Reprodução

A IBM está apresentando uma solução de IA generativa assistida para enfrentar o desafio de modernizar aplicativos COBOL, uma das linguagens de programação mais antigas ainda em uso. Segundo a IBM, o Watsonx Code Assistant for Z, pode ajudar os desenvolvedores a transformar seletivamente o código COBOL em código Java de alta qualidade, permitindo uma modernização mais eficiente.

Com mais de 800 bilhões de linhas de código COBOL em sistemas de produção, a modernização é crucial, mas também complexa e dispendiosa devido à escassez de especialistas em COBOL. Dessa forma, o Code Assistant for IBM Z foi desenvolvido com o propósito de auxiliar as empresas na reestruturação de seus aplicativos mainframe.

Segundo Ruchir Puri, cientista-chefe de Pesquisa da IBM, essa solução pode operar tanto localmente em uma configuração on-premises quanto na nuvem como um serviço gerenciado. O Code Assistant é impulsionado por um modelo gerador de código chamado CodeNet, que possui a capacidade de compreender não apenas COBOL e Java, mas também aproximadamente 80 outras linguagens de programação distintas.

Leia também: Pew Research encontra um grande problema com a IA – as pessoas não confiam nela

A solução permitirá que os desenvolvedores transformem seletivamente o código COBOL em código Java de alta qualidade, usando IA generativa para otimizar o processo. A solução incluirá etapas como refatoração de serviços COBOL, transformação de código e validação.

Embora a IA possa acelerar a tradução de código, há riscos associados, como a introdução de vulnerabilidades no código. Portanto, a revisão por especialistas humanos ainda é necessária para garantir a segurança do código resultante.

Embora seja uma linguagem antiga, o COBOL ainda é amplamente usado em setores críticos, como financeiro e governamental. Isso torna a modernização desses sistemas uma prioridade para muitas organizações. A IBM diz que essa solução promete preservar o desempenho e a segurança dos aplicativos, ao mesmo tempo em que simplifica o processo de modernização, mantendo o desempenho e a segurança do IBM Z.

O Watsonx Code Assistant para Z será lançado no quarto trimestre de 2023 e terá uma prévia durante o evento TechXchange da IBM, em setembro.

*Com informações de TechCrunch

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas