fintravel
PaGol

PaGol: fintravel quer ampliar acesso do brasileiro a milhas

As milhas são um dos grandes benefícios oferecidos para aqueles que usam cartões de crédito e querem viajar gastando menos com passagens aéreas. Prometendo ampliar o acesso do brasileiro aos “pontos”, nasceu há pouco mais de um ano a PaGol, conta digital com serviços e produtos composta por acionistas que são controladores das marcas Gol, […]

Publicado: 08/12/2025 às 13:06
Leitura
4 minutos
Ravel Lage, CEO da PaGol e Leonardo Cestarolli, CTO da PaGol
Construção civil — Foto: Reprodução

As milhas são um dos grandes benefícios oferecidos para aqueles que usam cartões de crédito e querem viajar gastando menos com passagens aéreas. Prometendo ampliar o acesso do brasileiro aos “pontos”, nasceu há pouco mais de um ano a PaGol, conta digital com serviços e produtos composta por acionistas que são controladores das marcas Gol, Smiles e Corporate S.A.

O principal diferencial da conta, além da recompensa em milhas na utilização dos produtos financeiros e o acúmulo automático na conta Smiles, é a conversão de milhas por dinheiro, diz a empresa.

A empresa, que se autodenomina uma fintravel, tem como premissa ajudar o cliente a viajar mais. “Porque, quando a gente faz esse cliente viajar mais, a gente espera que ele viaje conosco. E por que o termo fintravel? Há muitas fintechs no mercado, mas nós desenvolvemos produtos específicos para ajudar o usuário a viajar”, resume Ravel Lage, CEO da PaGol, em entrevista ao IT Forum.

Apesar disso, não posso deixar de questionar sobre a alta nos preços das passagens e a dificuldade atual de usar as milhas para a compra de tíquetes aéreos. Ele diz que esse contexto pode ser visto de várias formas e que a PaGol pode ajudar (ou não) nesse processo, uma vez que a ideia da startup aconteceu antes do contexto atual.

Leia mais: ABFintechs: Brasil passa por ‘fintechzação’ da economia

“Os preços subiram porque subiram o dólar, o combustível e o mercado mudou. Mas, falando do pilar de fidelidade, e uma vez que estamos devolvendo spread bancário em milhas, se a gente está fazendo isso, está fazendo novas formas de acumular milhas. Essas novas formas ajudam o cliente a viajar”, pondera o CEO.

Os números parecem confirmar o otimismo do executivo. Entre novembro de 2022 e agosto de 2023, a base da empresa triplicou, assim como o seu faturamento e o saldo foi incrementado em 300%.

Por dentro da PaGol

Um dos pilares para esse crescimento é a facilidade de uso. Leonardo Cestarolli, CTO da PaGol, explica que um dos desafios no desenvolvimento seria o onboarding, que costuma ser bastante extenso. “Nós dividimos o onboarding em dois. Na primeira parte, são apenas informações básicas e o cliente já pode ter os primeiros contatos com a conta digital. A segunda fase é complementar, com a validação dos documentos. Após a segunda parte, o cliente pode usar todas as ferramentas.”

Entre os serviços disponíveis estão o Turbo Milhas, que acelera o acúmulo de milhas. Além disso, há o Saldo Gera Milhas, em que o cliente ganha milhas de acordo com o dinheiro que está na conta e o Milhas no Débito, onde a cada compra, também recebe milhas. Ao pagar boletos, o usuário também acumula milhas.

“Temos, também, a Conversão de Milhas. Caso o cliente não vá usar suas milhas, ele pode converter em dinheiro na PaGol. Esse produto é muito seguro porque o cliente não precisa passar seu login e senha para a Smiles. Ele autentica diretamente no app da conta digital”, explica o CEO.

A segurança, inclusive, foi um dos pilares na construção da fintravel. Cestarolli comenta que, com a parceria com a Smiles, Gol e Corporate, é fácil ter uma implementação segura entre as empresas.

“Temos um grau de exigência de segurança do regulador muito maior. Precisamos atender os requisitos desde o primeiro momento. Nós olhamos para três partes principais: onboarding, parte transacional e, como um todo, a segurança de toda a infraestrutura, borda, etc”, resume o CTO.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas