IBM
Trabalho presencial

Unidade de software da IBM exige retorno global aos escritórios

Os funcionários da divisão de software da IBM tornaram-se os mais recentes trabalhadores de tecnologia a enfrentar retorno obrigatório aos escritórios, com a exigência que estejam no escritório por no mínimo três dias por semana, a partir desta segunda-feira (11). Ao contrário de outras exigências de retorno ao escritório que foram implementados pela Amazon, Google, Meta, […]

Publicado: 06/12/2025 às 12:15
Leitura
3 minutos
trabalho híbrido escritório IBM
Construção civil — Foto: Reprodução

Os funcionários da divisão de software da IBM tornaram-se os mais recentes trabalhadores de tecnologia a enfrentar retorno obrigatório aos escritórios, com a exigência que estejam no escritório por no mínimo três dias por semana, a partir desta segunda-feira (11).

Ao contrário de outras exigências de retorno ao escritório que foram implementados pela Amazon, Google, Meta, e Zoom nos últimos meses, o requisito da IBM afetará funcionários em todo o mundo, em vez de apenas trabalhadores baseados nos Estados Unidos.

“A partir da próxima semana, todos os funcionários de software da IBM serão obrigados a passar pelo menos três dias no escritório a cada semana. A decisão sobre quais dias ficará a cargo dos gerentes e equipes de projetos individuais”, informou um artigo no blog interno da empresa escrito por Kareem Yusuf, vice-presidente sênior de Gerenciamento de Produtos da IBM Software, e Dinesh Nirmal, vice-presidente sênior de Produtos. A postagem no blog foi publicada em 05 de setembro, com seu conteúdo reportado pela primeira vez pelo The Register.

Leia mais: O trabalho híbrido está entrando na ‘fase de desilusão’

De acordo com a postagem no blog, a exigência inicialmente se aplicará apenas a funcionários que moram a até 80 quilômetros de um escritório da IBM, sendo que aqueles que moram mais longe estão “isentos neste momento”.

A IBM ainda não respondeu às perguntas sobre quando os funcionários que moram a mais de 80 quilômetros serão obrigados a retornar ao escritório, se outras divisões da IBM também implementarão mandatos semelhantes e se o não cumprimento dos novos requisitos de presença resultará em ações disciplinares ou demissão, como outras empresas declararam que farão.

“É vital para nossa cultura e nossos objetivos compartilhados – triplicar a produção de desenvolvimento, construir produtos vencedores e conquistar novos clientes – que passemos mais tempo significativo juntos, pessoalmente”, teria afirmado o blog, observando que, atualmente, um em cada quatro funcionários da IBM Software está trabalhando no escritório três dias por semana, uma porcentagem que a divisão pretende aumentar para três em cada quatro até outubro.

A IBM planeja substituir empregos por IA

Em maio, o CEO da IBM, Arvind Krishna, concedeu uma entrevista à Bloomberg na qual afirmou que a empresa planeja usar a IA para substituir quase 8.000 empregos, acrescentando que a empresa também estava buscando reduzir contratações para funções que poderiam ser substituídas por IA.

Veja mais: As ordens de retorno ao escritório estão matando a produtividade?

Estimou-se que isso equivaleria a cerca de 26.000 cargos, que incluem funções que não envolvem atendimento ao cliente e funções de escritório, como Recursos Humanos, disse Krishna, acrescentando que cerca de 30% dessas funções, ou aproximadamente 7.800 empregos, poderiam ser substituídos por IA ou automação nos próximos cinco anos.

Os comentários de Krishna sobre a substituição de humanos pela IA ocorrem apenas meses após a empresa anunciar que cortaria 3.900 empregos, o que representa 1,5% de sua força de trabalho.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas