Ford

O papel do Brasil na transformação da Ford em uma companhia de serviços

A Ford Motor Company passa por um processo intenso de transformação digital. Seu objetivo é claro: não depender apenas da venda de automóveis fabricados para crescer seus negócios, mas acelerar na direção de uma empresa orientada por serviços. O esforço da Ford é similar ao que outras companhias do setor têm empreendido. Com carros cada […]

Publicado: 10/12/2025 às 13:26
Leitura
7 minutos
Ford
Construção civil — Foto: Reprodução

A Ford Motor Company passa por um processo intenso de transformação digital. Seu objetivo é claro: não depender apenas da venda de automóveis fabricados para crescer seus negócios, mas acelerar na direção de uma empresa orientada por serviços. O esforço da Ford é similar ao que outras companhias do setor têm empreendido. Com carros cada vez mais conectados, serviços automotivos ganharam espaço em todo mundo ao longo dos últimos cinco anos.

A transformação digital da Ford, no entanto, se destaca por um elemento: o papel do Brasil em sua estratégia. Apesar de ter encerrado a fabricação de veículos no país em 2021, fechando suas unidades fabris em Camaçari (BA), Taubaté (SP), e Horizonte (CE), o Brasil continuou operando como um polo de desenvolvimento para a companhia – focado em tecnologia.

Leia também: Porsche Cup Brasil: dados em tempo real transformam automobilismo

Segundo Luciano Driemeier, gerente de Mobilidade e Novos Negócios da Ford, hoje são mais de 1,5 mil engenheiros no Brasil, e mais de 100 recursos que estão sendo desenvolvidos aqui para apoiar a estratégia da Ford em carros conectados. “Esses engenheiros não estão aqui para desenvolver o que não dá para desenvolver lá fora. Eles estão aqui para desenvolver em conjunto com o pessoal lá de fora. Eletrificação, conectividade, autonomia – a gente está aqui, como engenheira brasileira, desenvolvendo o futuro da mobilidade, desenvolvendo tecnologia de ponta”, contou em conversa com o IT Forum.

A estratégia da multinacional é ancorada no seu Centro de Desenvolvimento e Tecnologia, em Camaçari, mas é também apoiada por um campo de testes em Tatuí (SP) e por um hub de ideação em Salvador (BA). Juntas, as estruturas ajudam a companhia na criação e desenvolvimento de tecnologias e serviços que são usadas localmente e ao redor do mundo.

‘API first’ e o papel da TI

Um dos planos da companhia nesse novo rumo é a adoção de uma estratégia baseada no conceito de ‘API first’. O conceito consiste na produtização de APIs e na aceleração da inovação. Djalma Brighenti, diretor de TI da Ford América do Sul, contou que a estratégia vem exigindo uma mudança de paradigma em sistemas e ambientes proprietários para a Ford no país.
“A adoção do conceito de API first envolve uma alteração significativa em relação à forma como desenvolvemos e entregamos nossos produtos e serviços digitais”, afirmou Brighenti ao IT Forum. “Promovendo flexibilidade, colaboração, velocidade, inovação e direcionamento ao cliente.”

Para apoiar a transformação, a Ford tem apostado em parcerias e na atualização de sua TI. Em parceria com o Google, a companhia realizou a migração e rearquitetura de suas aplicações para o Google Cloud Platform (GCP). Com isso, a companhia buscou simplificar seu ambiente tecnológico, reduzindo a quantidade de arquiteturas diferentes e também os custos operacionais. A movimentação também deu acesso a tecnologias modernas, como aprendizado de máquina e inteligência artificial, para ajudar em melhorias de eficácia das aplicações.

Esse cenário impactou, é claro, o papel da TI da companhia. De acordo com Brighenti, a TI deixou de ter uma atuação de back-office e assumiu um papel estratégico dentro do modelo de negócio da Ford. Isso também impactou o ritmo e a condução dos trabalhos dos times de TI e também a colaboração com outras áreas, incluindo negócios e vendas.

“Nosso escopo de trabalho foi expandido.”, contou o diretor de TI da Ford. “Continuamos atuando em serviços que envolvam questões relacionadas à infraestrutura de rede das instalações e colaboradores, internet e conexões, mas também participamos ativamente do gerenciamento do uso dos dados do veículo conectado para cuidar do cliente.”

Novos produtos e serviços

Um dos exemplos de como a TI tem se aproximado de clientes Ford para possibilitar novos serviços é o chamado agendamento online. A Ford hoje permite o agendamento de revisões e manutenção do veículo de forma 100% online, por meio do aplicativo FordPass. O consumidor escolhe o dia, horário, concessionária e até mesmo quem vai atendê-lo, tudo pelo smartphone.

A Ford lançou também o “Pickup and Delivery”, serviço de retirada e entrega do veículo na residência do cliente para aqueles que fazem revisão ou manutenção nas concessionárias da Ford. Outra funcionalidade foi o “Compre Sem Sair de Casa”, que permite fazer todo o processo de negociação do veículo, desde a procura até a decisão de compra, sem ser necessário ir até uma concessionária.

“O time de TI está mais próximo dos consumidores e concessionários, entendendo melhor suas jornadas com a marca, seus desafios, necessidades e desejos, e ajudando a tangibilizar ações e serviços, além de aprimorar as tecnologias embarcadas em produtos e serviços”, explicou o executivo.

Nesse contexto, outra tecnologia que tem ganhado força na companhia são os desenvolvimento em inteligência artificial (IA). De acordo com Driemeier, gerente de Mobilidade e Novos Negócios da Ford, a IA já é parte da estratégia da companhia há anos, mas assume uma nova posição de destaque conforme com a conectividade ubíqua em em veículos da Ford.

“A conectividade me abre um espectro enorme de possibilidades, e a maioria delas é alimentada por IA”, contou. “Um exemplo é a área de ‘Quality’, que é quase como se fosse uma ‘medicina preventiva’. Agora que tenho um carro conectado, por que vou esperar o carro sofrer alguma falha, a ponto do consumidor ter que ir até uma oficina, se posso proativamente fazer um reparo para evitar uma falha, uma perda ou uma parada do produto? Eu começo a olhar para o veículo não mais só quando o consumidor me procurar, mas proativamente o tempo todo.”

O negócio tradicional da Ford, de venda de veículos, também está sendo impactado pela transformação da empresa. Dois exemplos disso foram os cases da pré-venda do modelo F-150 e da nova geração da Ranger. Para esse projeto, o time de TI da Ford Brasil se uniu à empresa de software CI&T, com foco em transformar a jornada de compras do consumidor e fortalecer a conexão direta com o público.

No caso da F-150, a plataforma de pré-vendas do veículo foi desenvolvida em cinco meses, com foco em encurtar o processo de compra, refinar a previsibilidade das vendas e antecipar o recebimento de pagamentos. Ela foi ao ar em fevereiro deste ano, quando o veículo entrou em pré-venda. Brighenti celebra o resultado do projeto, que teve todas as 500 unidades do veículo disponíveis em pré-venda vendidas em tempo recorde. “No primeiro lote, aberto no dia 14 de fevereiro, a Ford priorizou os clientes da marca e 250 veículos foram arrematados em menos de uma hora. Dois dias depois, a venda foi aberta para todo o público e as unidades remanescentes duraram só nove minutos”, contou.

O time de TI da companhia coletou aprendizados técnicos com a experiência do lançamento da F-150, para planejar o lançamento da Nova Ranger, realizado quatro meses depois. “Os resultados não poderiam ter sido melhores”, ponderou o executivo. “A Nova Ford Ranger vendeu mais de 3.000 unidades no Brasil só na primeira semana de lançamento. Desse total, mais de 1 mil unidades foram registradas em apenas 24 horas, exclusivamente pela plataforma online desenvolvida pelo time de TI.”

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas