BB Seguros
executivo de ti do ano
Executivo de TI do Ano 2023
IT Forum Salvador

BB Seguros: rumo ao futuro open insurance

Quando assumiu o cargo de CIO da BB Seguros, companhia de seguros do Banco do Brasil (BB), Bruno Alves do Nascimento aceitou o desafio de liderar a transformação digital da empresa e prepará-la para as tendências mundiais. Uma delas é o movimento do open insurance, ou sistema aberto de seguros, que moderniza o setor e […]

Publicado: 06/12/2025 às 12:16
Leitura
3 minutos
Bruno Alves BB seguros
Construção civil — Foto: Reprodução

Quando assumiu o cargo de CIO da BB Seguros, companhia de seguros do Banco do Brasil (BB), Bruno Alves do Nascimento aceitou o desafio de liderar a transformação digital da empresa e prepará-la para as tendências mundiais. Uma delas é o movimento do open insurance, ou sistema aberto de seguros, que moderniza o setor e coloca o cliente no centro dos negócios, com entrega de serviços hiper personalizados.

Nascimento é diretor de Estratégia, Portfólio, Tecnologia e Pessoas da BB Seguros desde setembro de 2021 e esteve à frente do projeto ‘Insurance as Service na prática da BB Seguros‘. A iniciativa ganhou força na companhia e o CIO mostrou ao board a importância da digitalização dos processos de negócios para ganhos de vantagem competitiva.

O projeto recebeu investimento de aproximadamente R$600 milhões em 2022. Como a equipe de TI conseguiu acelerar as entregas, o orçamento dobrou, com destinação total de cerca de R$ 1,2 bilhão, em dois anos.

“Em 18 meses, transformamos uma seguradora tradicional em uma empresa orientada ao cliente. É gratificante ver que nesse período conseguimos realizar muito e já estamos colhendo os resultados dessa mudança”, diz o CIO, vencedor da premiação Executivo de TI do Ano de 2023, na categoria Seguros, realizada pelo IT Forum.

Leia também: Conheça os CIOs vencedores do prêmio Executivo de TI 2023!

O programa foi concluído e trouxe valor para a BB Seguros. Em 2022, a companhia fechou com lucro líquido de R$ 6 bilhões, crescimento de 54% na comparação com 2021 e sobre a média dos últimos quatro anos.

“Realizamos no primeiro trimestre de 2023 mais de R$ 3,8 bilhões de prêmios de seguros e previdência impulsionados por inteligência analítica”, destaca Nascimento. Esse volume é quase o número registrado durante o ano todo de 2022, que foi da ordem de R$ 3,9 bilhões. Os negócios digitais ajudaram a alavancar a receita.

O projeto também foi agente de transformação das pessoas e da cultura da empresa Nascimento conta que foi uma iniciativa que envolveu todas as áreas da companhia, como TI, negócios, produtos, atendimento ao cliente e riscos. “Construímos um time vencedor capaz de conduzir a gestão de qualquer portfólio de uma instituição financeira para entregar o melhor ao cliente final”.

*Texto originalmente publicado na 29ª edição da Revista IT Forum, disponível aqui.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas