Expel
prevenção à fraude
Visa

Visa foca em prevenção à fraude em parceria com a Expel

Prevenção à fraude e cibersegurança ainda são considerados custos – assim começou a minha conversa com Adriana Umeda, diretora executivo de risco da Visa no Brasil. “O que queremos há um tempo é que a prevenção não seja apenas um posicionamento, mas algo essencial que ninguém pode dar ao luxo de ignorar”, alerta ela. O […]

Publicado: 08/12/2025 às 18:11
Leitura
3 minutos
Adriana Umeda, diretora executivo de risco da Visa no Brasil
Construção civil — Foto: Reprodução

Prevenção à fraude e cibersegurança ainda são considerados custos – assim começou a minha conversa com Adriana Umeda, diretora executivo de risco da Visa no Brasil. “O que queremos há um tempo é que a prevenção não seja apenas um posicionamento, mas algo essencial que ninguém pode dar ao luxo de ignorar”, alerta ela.

O posicionamento vem aos investimentos feitos pela empresa nos últimos anos. Foram US$ 10 bilhões investidos em prevenção e cibersegurança globalmente nos últimos cinco anos. “O nosso objetivo é a proteção do ecossistema. Queremos ter mais cobertura para diminuir os pontos cegos e estar seguros”, revela a executiva.

Leia mais: Visa aumenta em 48 milhões transações autorizadas com projeto

Dentro desse contexto, a Visa acaba de firmar uma parceria com a Expel para ampliar o leque de serviços de valor agregado no segmento de Detecção e Resposta Gerenciada (MDR). Com a parceria, espera-se que seja possível apoiar toda a jornada do consumidor, independentemente se em uma loja física ou online.

O Expel MDR prioriza detecções com base nos principais ativos do cliente, reduz para minutos o intervalo entre alerta e resposta, interrompe automaticamente a propagação de ameaças e fornece métricas para que os clientes da Visa fortaleçam sua segurança.

A parceria, iniciada em novembro, é global e busca diminuir o tempo de resposta a ameaças. “O uso da tecnologia tem uma abordagem agnóstica. Ou seja, pode ser usada em qualquer transação, ainda que não seja diretamente com a Visa. Queremos dar a capacidade do cliente ser mais proativo e menos reativo às ameaças”, explica Adriana.

No Brasil, entretanto, ainda não há clientes que estejam usando a tecnologia. Mas, segundo a executiva, a expectativa é alta, visto que existe uma demanda reprimida há muito tempo que poderá ser suprida com a parceria.

“O Expel vem cobrir a nossa necessidade de aterrizar na necessidade de cada cliente”, enfatiza ela.

Inteligência Artificial e a Visa

Assim como os investimentos de prevenção a fraudes, a Inteligência Artificial está assumindo certo protagonismo na Visa. Nos últimos dez anos, a empresa investiu US$ 3 bilhões na tecnologia, que está sendo usado em diferentes frentes.

“A velocidade em que as fraudes acontecem é muito rápido. Por isso, precisamos de infraestrutura com IA, Machine Learning, Deep Learning para capturar as tendências de fraude e aplicar no gerenciamento”, diz Adriana. Um dos produtos, nesse sentido, é o que dá um score para todas as transações para que o banco possa tentar entender se é uma fraude ou não.

Outro serviço desenvolvido pela companhia é, a partir da IA e do Deep Learning, no caso de uma instabilidade sistêmica, a Visa identifica e com as informações previamente aprendidas, prevê como o tomador de decisão lidaria para aprovar ou não uma transação.

“Um ponto importante é a tokenização. Dentro dos pilares de segurança, a tokenização é importante contra o roubo de credenciais. Qualquer movimentação diferente daquelas seguranças, a Visa pode bloquear a transação. Até o momento, temos 6 bilhões de tokens emitidos”, finaliza Adriana.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas