Coamo
executivo de ti do ano
Executivo de TI do Ano 2023
IT Forum Salvador

Coamo: preservando o planeta e alimentando o futuro

A sustentabilidade no campo transcende a mera produção de alimentos. Ela representa um compromisso vital para a saúde do planeta e a garantia do fornecimento de alimentos para as gerações futuras. Em linha com essa conscientização, tendo a tecnologia como facilitadora, o projeto “Rastreabilidade e não desmatamento“, inscrito no prêmio Executivo de TI do Ano […]

Publicado: 07/12/2025 às 22:49
Leitura
3 minutos
Ailton de Almeida Queiroz, gerente de TI da Coamo, durante o IT Forum Salvador
Construção civil — Foto: Reprodução

A sustentabilidade no campo transcende a mera produção de alimentos. Ela representa um compromisso vital para a saúde do planeta e a garantia do fornecimento de alimentos para as gerações futuras.

Em linha com essa conscientização, tendo a tecnologia como facilitadora, o projeto “Rastreabilidade e não desmatamento“, inscrito no prêmio Executivo de TI do Ano 2023, promovido pelo IT Forum, concedeu a vitória a Ailton de Almeida Queiroz, gerente de Tecnologia da Informação da Coamo, na categoria Agronegócio e Serviços Relacionados.

“Esse prêmio é muito importante para nós, porque representa o reconhecimento de um trabalho que vem sendo feito à frente da tecnologia. Gera uma energia boa em toda a em- presa”, diz Queiroz.

Leia também: Conheça os CIOs vencedores do prêmio Executivo de TI 2023!

Ao longo desses anos, o executivo teve a oportunidade de acompanhar e vivenciar todo o crescimento da cooperativa, que agrega mais de 70 regiões produtoras nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Sua carreira na Coamo seguiu na esteira da tecnologia, iniciando como programador, depois coordenador de Projetos de Desenvolvimento. “Até assumir a gerência de TI em 2011. E desde então tenho direcionado esforços, juntamente com meu time para transformar processos e gerar produtividade e inovação”, diz.

Rastrear é a chave

Os clientes europeus de farelo de soja passaram a se preocupar com a origem do produto e toda a sua cadeia de produção, desde a colheita, armazenagem, industrialização até a logística dos produtos.

Segundo Queiroz, a Coamo, por ter habilidade e capacidade de prover essa rastreabilidade, se antecipou e preparou um conjunto de serviços para demonstrar essas informações de forma transparente e confiável.

As tecnologias envolvidas, relata o executivo, vão desde sistemas desenvolvidos internamente para rastreamento aliadas a tecnologias de satélite do mercado para proporcionar imagens das fazendas, canais de transporte até o porto e seu destino.

Entre os muitos resultados obtidos estão a maior visibilidade da marca Coamo, como empresa preocupada com a sustentabilidade, aumento da renda dos cooperados e produtores agrícolas. E ainda o aumento considerável nas vendas para a Europa em países como Alemanha, França e Dinamarca.

*Texto originalmente publicado na 29ª edição da Revista IT Forum, disponível aqui.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas