filmes que inspiram CEOs
filmes que inspiram CIOs

4 filmes que inspiraram CEOs e CIOs em 2023

Os filmes, ainda que em momentos de diversão ou descanso, inspiram e dão lições de vidas para todos. Entre os executivos de tecnologia, não seria diferente. Confira quais são as obras que inspiram quatro deles: Newton Ide, CEO da Leega O filme que me inspirou foi “King Richard: Criando Campeãs”, a biografia do pai das […]

Publicado: 08/12/2025 às 17:00
Leitura
3 minutos
Executivos falam os filmes que inspiram
Construção civil — Foto: Reprodução

Os filmes, ainda que em momentos de diversão ou descanso, inspiram e dão lições de vidas para todos. Entre os executivos de tecnologia, não seria diferente. Confira quais são as obras que inspiram quatro deles:

Newton Ide, CEO da Leega

Newton Ide, CEO da Leega

O filme que me inspirou foi “King Richard: Criando Campeãs”, a biografia do pai das tenistas Serena e Venus Williams. A história mostra as dificuldades que as atletas passaram até atingirem o alto nível do esporte e serem reconhecidas mundialmente. Mesmo sem dinheiro e estrutura adequada, um pai insistente fez com que as filhas tivessem a disciplina necessária para progredir. Além disso, foi interessante observar como ele identificou os talentos das filhas para o esporte, as treinou com comprometimento e resiliência, enfrentou a tudo e a todos para que as tenistas ocupassem seus lugares. E soube trabalhar os talentos delas individualmente, identificando o maior potencial da filha mais nova.

Como líder, o filme me inspirou a identificar esses talentos e investir no desenvolvimento dos potenciais individuais buscando a excelência para cada indivíduo.

Rafael Marangoni, CEO da BRLink

Rafael Marangoni, CEO da BRLink

Oppenheimer foi o filme que me inspirou, pois traz diversas reflexões interessantes, como, por exemplo o quanto somos movidos pelo nosso ego. Isso acaba impulsionando muitas decisões do filme, inclusive boa parte da decisão de criação da bomba atômica; mas também o conflito entre Oppie e o Strauss, que é uma parte importante da narrativa do filme.

Simone Okudi, CIO da Black & Decker

Simone Okudi, CIO da Black & Decker

Muitos filmes já me inspiraram, mas quando me perguntam isso em um ambiente corporativo, não posso deixar de mencionar “Estrelas Além do Tempo”. No auge da corrida espacial, durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas afro-americanas da NASA mudou nossa história. Elas não só contribuíram para o lançamento espacial, mas também nos mostraram os desafios enfrentados por mulheres nas áreas de STEM, que, apesar de significativos hoje, foram muito maiores no passado. Isso me inspira e me confere um senso de responsabilidade enorme sobre o que estou fazendo hoje para melhorar o mundo para as futuras CIOs, Engenheiras, Matemáticas, Cientistas e qualquer outra profissional enfrentando barreiras culturais para seu sucesso.

Fernando Rostock, gerente executivo de TI da Yamaha

Fernando Rostock, gerente executivo de TI da Yamaha

O filme que me inspirou foi “Air: A História Por Trás do Logo”, pela pauta de empreendedorismo. É uma obra muito bacana, porque faz você perceber que, às vezes, é uma questão de pensar diferente, de desafiar o status quo. São muitas coisas que falamos hoje e que já estava na cabeça do fundador da Nike há pelo menos 30 anos.

Na obra, você vê nas salas de reuniões, nos ambientes um pouco do que é a cultura da Nike e o que é a cultura da empresa que é derivada dos valores que foram colocadas pelo fundador.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas