CIA
Oracle

Comunidade de inteligência também quer usar a IA generativa, diz CIO da CIA

Nos últimos dois anos, a Inteligência Artificial (IA) generativa se tornou um assunto discutido em todos os setores da sociedade – e isso não é diferente dentro da Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos. Nesta terça-feira (10), durante a abertura do Oracle CloudWorld, La’Naia Jones, CIO da CIA, subiu ao palco do evento […]

Publicado: 10/12/2025 às 07:35
Leitura
3 minutos
CIO CIA La’Naia Jones
Construção civil — Foto: Reprodução

Nos últimos dois anos, a Inteligência Artificial (IA) generativa se tornou um assunto discutido em todos os setores da sociedade – e isso não é diferente dentro da Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos.

Nesta terça-feira (10), durante a abertura do Oracle CloudWorld, La’Naia Jones, CIO da CIA, subiu ao palco do evento para uma rápida conversa com Safra Catz, CEO da Oracle, sobre o uso de dados pela agência.

“Não é segredo que a forma com que nós usamos dados para melhorar nossa capacidade de tomada de decisão evoluiu através da IA generativa”, disse a líder de tecnologia da agência. “Quando falamos do aspecto cibersegurança, por exemplo, essa é uma área em que absolutamente precisamos de dados para entender o que está acontecendo entre nossos adversários e para reduzir os vetores de ataque”.

Leia mais: Oracle e AWS integram tecnologia para oferecer Oracle Database na nuvem da Amazon

A líder de tecnologia da CIA não deu detalhes sobre os programas da agência que utilizam a IA  generativa, mas apontou que áreas como logística, supply chain e cibersegurança são impactadas positivamente. Outra ação em que a IA é importante é para “resumos” de dados, frente à “vasta quantidade de dados” que circula pela agência. “Nesse sentido, temos os mesmos desafios do setor comercial”, disse.

A parceria entre Oracle e CIA é a mais antiga da gigante norte-americana de tecnologia. Em 1977, a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos se tornou o primeiro cliente a adotar a tecnologia de banco de dados relacional dos fundadores da Oracle, Larry Ellison, Bob Miner e Ed Oates.

O próprio nome da empresa também é conectado à agência de inteligência. Originalmente a empresa foi  fundada como Software Development Laboratories (SDL). Foi só em 1983 que Ellison se inspirou no programa de seu primeiro cliente, o chamado “Projeto Oracle”, para rebatizar a companhia.

Quase meio século depois, as duas organizações continuam parceiras próximas. “A segurança é uma missão compartilhada”, disse La’Naia. “Nós fazemos tudo que podemos para manter a nação a salvo, mas queremos as melhores tecnologias para fazer isso. Falamos muito sobre temas como prontidão e resiliência, por isso precisamos de um parceiro global”.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas