2024
adoção da IA
IA

65% das empresas usam regularmente IA, o dobro do ano anterior

A Inteligência Artificial (IA) generativa ganhou destaque em 2023 e foi uma das principais pautas do primeiro semestre de 2024, prometendo ser uma evolução tecnológica natural e despertando grande interesse das empresas devido às suas vastas possibilidades de aprimoramento em processos e resultados. Agora, no segundo semestre de 2024, já é possível observar impactos palpáveis […]

Publicado: 06/12/2025 às 23:24
Leitura
3 minutos
Imagem representando a integração de inteligência artificial com o mundo. Uma pessoa segura uma representação digital do globo terrestre em uma mão e, na outra, um cérebro estilizado com o símbolo 'AI' no centro, simbolizando tecnologia avançada e conexão globalHomem em traje formal segurando uma representação digital do globo terrestre em uma mão e um símbolo de cérebro com um chip de inteligência artificial (AI) na outra. A imagem destaca a integração entre tecnologia avançada e gestão global, com circuitos e luzes azuis que simbolizam inovação, conectividade e o impacto da inteligência artificial no mundo (IA, Inteligência Artificial, IA, gigantes, generativa, empresa, startups, gestão, OpenAI Anthropic, código aberto, setor financeiro, open, valor, estudo, ia generativa, ceos, Accenture, bancos, brasil)
Construção civil — Foto: Reprodução

A Inteligência Artificial (IA) generativa ganhou destaque em 2023 e foi uma das principais pautas do primeiro semestre de 2024, prometendo ser uma evolução tecnológica natural e despertando grande interesse das empresas devido às suas vastas possibilidades de aprimoramento em processos e resultados. Agora, no segundo semestre de 2024, já é possível observar impactos palpáveis dessa tecnologia nas organizações. De acordo com uma recente pesquisa da McKinsey sobre a adoção da IA generativa em 2024, 65% das empresas já utilizam essa tecnologia regularmente, quase o dobro em relação ao ano anterior.

Segundo dados do Google e do MIT, setores como marketing, vendas e desenvolvimento de produtos estão adotando o uso mais intenso da IA generativa, proporcionando resultados tangíveis ao reduzir custos e impulsionar receitas. À medida que as empresas incorporam essa tecnologia, surgem também estratégias eficazes para mitigar riscos, como a imprecisão dos dados gerados, enquanto otimizam suas operações e potencializam seu valor comercial – além de fortalecer sua competitividade no mercado como um todo.

Leia também: OpenAI constrói seu primeiro chip com Broadcom e TSMC, revela Reuters

O crescente uso da IA generativa nas empresas logo vai estabelecer um marco de “antes e depois” dessa adoção – ou podemos chamá-la de revolução. Isso se comprova com os dados da Grand View Research, que apontam para uma taxa média de crescimento anual de 37,3% da IA entre 2023 e 2030. Vale ressaltar que as organizações precisam aumentar os investimentos em talentos, tanto para criar IA quanto para utilizá-la de forma estratégica. Isso envolve o desenvolvimento de profissionais em engenharia de IA e arquitetura empresarial, além de treinar pessoas para trabalharem de forma eficaz e dedicada com processos vinculados à IA.

Ainda sobre os setores de marketing e vendas, que são exemplos concretos e demonstram o poder dessa tecnologia em melhorar a experiência do cliente e personalizar as ofertas de maneira ágil e assertiva. O crescimento é evidente, e as previsões continuam otimistas. De acordo com a pesquisa da McKinsey, três quartos dos executivos acreditam que a IA influenciará seus mercados nos próximos anos, redefinindo também os padrões de concorrência.

É importante também observarmos os desafios desde o advento da IA generativa. Destaque para a precisão dos dados gerados, a necessidade de manter o controle sobre os modelos de interpretação, a integração com diferentes aplicações tecnológicas e a criação de uma regulação própria para essa tecnologia. Paralelamente, o desenvolvimento de melhores formas de implementar IA nas operações tem sido uma prioridade nas empresas.

As organizações que não explorarem o uso da IA generativa enfrentarão dificuldades e serão superadas, isso é fato. Assim como a inovação tem ditado o ritmo e transformado diversas áreas, essa nova tecnologia já mostrou a que veio, proporcionando benefícios visíveis tanto na operação quanto nos resultados das empresas. Portanto, adotar e adaptar essa tecnologia é uma questão de vantagem competitiva. É o início de uma era onde a IA generativa não só otimiza processos, mas também abre portas para a inovação e a transformação digital.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas