Frederico de Siqueira Filho
Ministério das Comunicações
Telebras

Presidente da Telebras assume Ministério das Comunicações

Frederico Siqueira Filho, presidente da Telebras, deve ser nomeado oficialmente nesta quinta-feira (23) como o novo ministro das Comunicações. A indicação foi feita ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por Davi Alcolumbre (União Brasil–AP), presidente do Senado, durante uma reunião realizada nesta quarta-feira. Juscelino Filho (União-MA), ex-ocupante da pasta, também participou do encontro. […]

Publicado: 12/12/2025 às 21:41
Leitura
2 minutos
Homem em traje social fala ao microfone em um palco, com o logotipo da Telebras em destaque no fundo. Trata-se de Frederico de Siqueira Filho, presidente da Telebras (Ministério das Comunicações)
Construção civil — Foto: Reprodução

Frederico Siqueira Filho, presidente da Telebras, deve ser nomeado oficialmente nesta quinta-feira (23) como o novo ministro das Comunicações. A indicação foi feita ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por Davi Alcolumbre (União BrasilAP), presidente do Senado, durante uma reunião realizada nesta quarta-feira. Juscelino Filho (União-MA), ex-ocupante da pasta, também participou do encontro.

Siqueira está à frente da Telebras desde maio de 2023 e é considerado um perfil técnico. É engenheiro civil, formado pela Universidade de Pernambuco, e possui mais de 25 anos de experiência no setor de telecomunicações.

Leia mais: Com a ascensão dos marketplaces, o e-commerce morreu?

Sua trajetória inclui 21 anos na Oi, onde exerceu a função de diretor de Relações Institucionais. Também atuou na área de Vendas Corporativas para o setor público na Oi Soluções. Nesse papel, liderou iniciativas comerciais nas regiões Norte e Nordeste.

A Telebras, vale lembrar, é uma sociedade de economia mista, de capital aberto, vinculada ao Ministério das Comunicações.

A liderança da pasta estava vaga desde o dia 8 de abril, quando Juscelino Filho deixou o cargo após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), acusado de corrupção passiva e crimes relacionados ao desvio de emendas parlamentares.

Pedro Lucas Fernandes (MA), líder do União Brasil na Câmara, chegou a ser cogitado para o posto, mas recusou o convite do presidente Lula.

*Com informações de Folha de S.Paulo

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas