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Apple prepara mudança e quer fabricar todos os iPhones dos EUA na Índia a partir de 2025

A Apple pretende transferir toda a produção de iPhones destinados ao mercado dos Estados Unidos para a Índia já no próximo ano, de acordo com informações do Financial Times obtidas junto a fontes próximas ao assunto. A mudança sinaliza um esforço da companhia para mitigar os impactos da guerra comercial com a China e evitar […]

Publicado: 12/12/2025 às 21:46
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Construção civil — Foto: Reprodução

A Apple pretende transferir toda a produção de iPhones destinados ao mercado dos Estados Unidos para a Índia já no próximo ano, de acordo com informações do Financial Times obtidas junto a fontes próximas ao assunto. A mudança sinaliza um esforço da companhia para mitigar os impactos da guerra comercial com a China e evitar tarifas elevadas impostas pelo governo Trump.

Embora não tenha comentado oficialmente o plano, a Apple tem se movimentado para fortalecer sua cadeia produtiva fora da China. A medida responde a uma pressão crescente sobre as grandes empresas de tecnologia para diversificarem suas operações globais, principalmente em meio ao novo cenário de protecionismo econômico liderado por Washington.

Atualmente, a maior parte dos iPhones vendidos globalmente ainda é fabricada na China. Contudo, a participação da Índia na produção vem crescendo: segundo a Counterpoint Research, cerca de 20% dos iPhones importados pelos Estados Unidos já são fabricados no país asiático.

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Fábricas

Os fornecedores Foxconn e Tata lideram esse processo com três fábricas em operação e mais duas em construção. Em março deste ano, essas empresas enviaram aproximadamente US$ 2 bilhões em iPhones da Índia para os EUA, segundo dados de alfândega, um recorde histórico. Há relatos, inclusive, de que a planta da Foxconn em Chennai passou a operar aos domingos, dia tradicionalmente reservado para folga.

A aposta da Apple na Índia ganha força especialmente após os Estados Unidos concederem isenções tarifárias temporárias para produtos eletrônicos como smartphones e computadores.

A Apple, que vende mais de 220 milhões de iPhones por ano, corre para proteger sua margem de lucro, evitando repassar eventuais aumentos de custo ao consumidor final, o que poderia favorecer concorrentes como os fabricantes de Android.

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