Blackwell
fabricação nacional
Nvidia
positivo
Positivo Servers & Solutions
servidores

Positivo Servers & Solutions anuncia fabricação nacional de servidores com chips Nvidia

A Positivo Servers & Solutions anunciou essa semana, em primeira mão ao IT Forum, que está reforçando a parceria com a Nvidia para fabricar e vender servidores otimizados para inteligência artificial generativa. O objetivo é, segundo as partes, ofertar tecnologias para data centers que incluam GPUs de alto desempenho, interconexões de baixa latência, sistemas de […]

Publicado: 06/12/2025 às 09:08
Leitura
2 minutos
Silvio de Ferraz Campos, CEO da Positivo Servers & Solutions
Construção civil — Foto: Reprodução

A Positivo Servers & Solutions anunciou essa semana, em primeira mão ao IT Forum, que está reforçando a parceria com a Nvidia para fabricar e vender servidores otimizados para inteligência artificial generativa. O objetivo é, segundo as partes, ofertar tecnologias para data centers que incluam GPUs de alto desempenho, interconexões de baixa latência, sistemas de resfriamento e infraestrutura escalável.

Segundo o CEO da Positivo Servers & Solutions, Silvio de Ferraz Campos, para acompanhar o padrão de performance exigido dos data centers nacionais para a era da IA, é preciso “ir além da arquitetura tradicional”. Na prática, isso significa servidores com até 72 GPUs Blackwell B200 em um único rack, interconexão NVLink de quinta geração, memória HBM3e e suporte a frameworks como TensorFlow e PyTorch.

Leia também: Para camara-e.net, STF pode romper equilíbrio do Marco Civil da Internet

“Essas plataformas são fundamentais para empresas que operam com grandes volumes de dados e necessitam de alta disponibilidade e segurança, características integradas à arquitetura Blackwell, com recursos como computação confidencial e ambientes confiáveis de execução, os chamados TEE – Trusted Execution Environment”, diz Campos.

Além do hardware, a Positivo Servers & Solutions promete capacidade de produção nacional, suporte local e conformidade fiscal. E cita a atuação com a Supermicro como diferencial de “agilidade para trazer as mais recentes inovações da Nvidia ao Brasil”. O executivo diz que a empresa já pleneja fabricar servidores com chip Blackwell GB300, anunciados pela Nvidia na GTC de 2025.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas