capacitação
IA
KPMG
M2BR
Ricardo Marsili

Brasil supera EUA e Japão em qualificação de IA nas empresas

Um estudo recente realizado pela KPMG em parceria com a Universidade de Melbourne revelou que 47% dos colaboradores das empresas brasileiras possuem domínio de ferramentas de IA. Segundo o levantamento, as companhias brasileiras estão superando em capacitação potências como Alemanha (20%), Japão (21%), França (24%), Reino Unido (27%) e Estados Unidos (28%) – mas atrás […]

Publicado: 06/12/2025 às 04:57
Leitura
3 minutos
Imagem de Ricardo Marsili, especialista em inteligência artificial, sorrindo em frente a uma parede vermelha iluminada com letreiro em neon da M2BR Academy. Ele veste uma camiseta preta e está em um ambiente com iluminação quente, destacando o logotipo ao fundo. (Ricardo Marsili, M2BR, Brasil)
Construção civil — Foto: Reprodução

Um estudo recente realizado pela KPMG em parceria com a Universidade de Melbourne revelou que 47% dos colaboradores das empresas brasileiras possuem domínio de ferramentas de IA. Segundo o levantamento, as companhias brasileiras estão superando em capacitação potências como Alemanha (20%), Japão (21%), França (24%), Reino Unido (27%) e Estados Unidos (28%) – mas atrás da China, líder do ranking com 64%.

Para o especialista em inteligência artificial Ricardo Marsili, os números indicam uma evolução tecnológica das empresas brasileiras, e demonstram que a IA “deixou de ser apenas uma tendência ou promessa futura”, e que “já está presente no dia a dia das empresas”. “O fato de 47% dos profissionais brasileiros já utilizarem ferramentas de inteligência artificial em todas as suas tarefas é um sinal claro de que estamos entrando em uma nova fase da transformação digital”, diz o especialista.

Leia mais: Vivo firma parceria para conectividade rural no interior de São Paulo

Marsili é diretor executivo e fundador da M2BR Academy, além de professor nas áreas de estratégia digital e inteligência artificial para marketing e negócios. Também é diretor da Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi RJ) e autor de livros sobre o tema.

Segundo o especialista, o diagnóstico de que 86% das empresas no Brasil já incorporaram a inteligência artificial às suas rotinas “reforçam o impacto real da inteligência artificial no ambiente corporativo”. E que a IA “abre caminho para decisões mais precisas, soluções inovadoras e uma cultura organizacional mais ágil e orientada por dados”.

Inseguranças

Apesar dos impactos positivos na rotina de trabalho dos brasileiros, os entrevistados também demonstraram preocupações em relação à IA. Ainda há receios relacionados à substituição de empregos, à violação da privacidade e à propagação de informações falsas.

Para Marsili, as inseguranças em relação ao recurso são naturais. “É compreensível que, mesmo com todos os avanços trazidos pela inteligência artificial, surjam preocupações legítimas. A tecnologia está tornando os processos mais rápidos e acessíveis, mas também levanta questões importantes sobre privacidade, desinformação e o futuro do emprego”, ressalta ele.

O especialista diz que o desafio atual é “equilibrar inovação com responsabilidade, garantindo que a adoção da IA ocorra de forma ética, transparente e com foco nas pessoas”.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas