cfo
IA

69% dos CFOs veem IA como essencial para transformação financeira

A IBM divulgou um estudo indicando que 69% dos diretores financeiros, incluindo brasileiros, consideram a inteligência artificial como elemento central para a transformação financeira de suas empresas. A pesquisa foi apresentada nessa quarta-feira (11) durante o segundo dia do Febraban Tech, evento organizado pela Federação Brasileira de Bancos em São Paulo. O levantamento intitulado “Comparando a […]

Publicado: 06/12/2025 às 08:16
Leitura
3 minutos
Executivo, CFO, liderança, ia
Construção civil — Foto: Reprodução

A IBM divulgou um estudo indicando que 69% dos diretores financeiros, incluindo brasileiros, consideram a inteligência artificial como elemento central para a transformação financeira de suas empresas. A pesquisa foi apresentada nessa quarta-feira (11) durante o segundo dia do Febraban Tech, evento organizado pela Federação Brasileira de Bancos em São Paulo.

O levantamento intitulado “Comparando a vantagem da IA em finanças” ouviu 300 CFOs e 601 profissionais seniores de finanças de organizações que já utilizam IA, incluindo instituições bancárias e outras do setor financeiro.

Apesar do reconhecimento da importância estratégica, existe uma lacuna significativa na implementação efetiva da tecnologia. Entre as organizações pesquisadas, apenas 20% a 30% operam ou otimizam IA tradicional em processos financeiros essenciais. O percentual é ainda menor quando se trata de IA generativa, com adoção entre 13% e 17% das organizações.

Leia também: Brasil tem protagonismo na tokenização, mas segurança e infra são desafios

O estudo também revela que 53% dos CFOs acreditam na necessidade de adotar IA generativa rapidamente para manter a competitividade no mercado.

As empresas do setor financeiro que já implementaram IA estão aplicando a tecnologia principalmente em quatro áreas: previsão de inadimplência e análise de risco de crédito; automatização de reconciliações e fechamento contábil; otimização de processos de cobrança e pagamentos; e geração de relatórios financeiros em tempo real para facilitar compliance e auditoria.

Os dados da IBM mostram que organizações com maturidade em IA conseguem completar o ciclo orçamentário anual 33% mais rapidamente. Essas empresas também conseguem realocar 30% dos funcionários em tempo integral para atividades estratégicas de maior valor, como planejamento de cenários e orçamento estratégico.

Quanto às prioridades futuras, 84% dos CFOs planejam expandir o uso de IA tradicional em planejamento financeiro e análise. Outros 83% pretendem aplicá-la em processos de procure-to-pay. Para IA generativa, 81% consideram importante sua adoção em procure-to-pay e 78% em processos de order-to-cash.

Durante o mesmo evento, a IBM apresentou outro estudo sobre agentes de IA. Esta segunda pesquisa indica que 83% dos executivos de alto escalão de 18 setores diferentes esperam que agentes de IA aumentem a eficiência dos processos, executando tarefas repetitivas com maior rapidez que humanos.

A projeção é que os fluxos de trabalho potencializados por IA cresçam de 3% em 2024 para 25% até o final de 2025, representando um aumento de oito vezes em um ano.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas