Agentes autônomos
IA
inteligência artificial
Tech4Humans

Agentes autônomos revolucionarão automação empresarial, acredita Fernando Wolff, cofundador da Tech4Humans

Desde os tempos de escola, Fernando Wolff, cofundador da Tech4Humans, demonstrava interesse e afinidade natural com a automação. Seu projeto escolar envolvia um robô capaz de identificar objetos no caminho e colocá-los no lugar certo. Essa paixão o acompanhou ao longo da vida, levando-o a acreditar que nas empresas tudo deveria ser automatizado, não apenas […]

Publicado: 08/12/2025 às 15:42
Leitura
4 minutos
Fernando Wolff, CEO da Tech4Humans, agentes autônomos
Construção civil — Foto: Reprodução

Desde os tempos de escola, Fernando Wolff, cofundador da Tech4Humans, demonstrava interesse e afinidade natural com a automação. Seu projeto escolar envolvia um robô capaz de identificar objetos no caminho e colocá-los no lugar certo. Essa paixão o acompanhou ao longo da vida, levando-o a acreditar que nas empresas tudo deveria ser automatizado, não apenas por eficiência, mas para oferecer a todos a mesma qualidade de serviço. Ele explica: “Quando todos os custos forem reduzidos, todos terão os mesmos serviços”.

Em 2010, essa visão o levou a fundar a Beeleads, uma empresa dedicada a gerar leads para operações de call center no Brasil. Por meio dessa iniciativa, Wolff conheceu o Adclick, sediada em Portugal, com atuação na Europa. As companhias decidiram unir forças, marcando a primeira operação conjunta. Seu sócio, Alex Rocha, mudou-se para o Brasil, consolidando a parceria. Com o tempo, perceberam oportunidades no atendimento de call centers e criaram uma empresa de chatbot, que eventualmente foi vendida no IPO para a Zenvia.

Em 2020, Wolff embarcou em um novo capítulo ao lançar a Tech4Humans, focada em automatizar call centers e processos de back office. A empresa busca eliminar tarefas manuais, como a verificação de documentos em processos de financiamento de veículos. “Automatizamos o processo. Por exemplo, se o cliente mandou CNH e o documento da loja, verificamos se a loja existe, se o veículo está alienado. Então, a empresa envia o contrato e assina sem precisar da verificação humana”, explica, citando o case com o Porto Seguro Bank.

Futuro está nos agentes autônomos

Para Wolff, a inteligência artificial generativa e os agentes autônomos são o futuro da automação. Embora reconheça que há um certo glamour em torno da IA generativa, ao mesmo tempo em que o termo já começa a se desgastar, ele acredita que as mudanças da tecnologia são profundas. “É quase a criação da internet”, compara.

Ele vê nos agentes autônomos uma forma de replicar treinamentos humanos sem a necessidade de programação detalhada. “Assim como um ser humano passa por treinamentos na empresa, essas tarefas vão poder ser automatizadas. Vai ter o treinamento e ele sabe fazer as coisas depois, tem os próprios comandos e vai se autoprogramando.”

Novas fronteiras da Tech4Humans

O crescimento da Tech4Humans reflete essa visão. No início do ano, a empresa tinha pouco mais de 20 funcionários; agora, são quase 70. O faturamento cresceu 35%. “Foi um ano muito bom para a gente”, afirma Wolff. Apesar dos desafios iniciais, como a pandemia e a crise das techs em 2021, a empresa captou R$ 10 milhões e planeja investir R$ 50 milhões nos próximos cinco anos.

Uma das apostas da Tech4Humans é o desenvolvimento de IA como serviço. A empresa está criando uma plataforma com um conjunto de APIs e templates que clientes possam consumir facilmente. “Criamos três grupos de APIs: de visão, de bases de conhecimento e de agentes de tarefas. Vamos lançar em fevereiro ou março. Haverá um consumo gratuito e depois a possibilidade de compra”, explica. O objetivo é atender empresas menores que precisam de soluções rápidas e eficientes.

Pensando no futuro, Wolff acredita que a próxima janela de IPO, prevista para daqui a cinco anos, será favorável para empresas de tecnologia de médio porte e pensa que este pode ser o momento ideal para a Tech4Humans também. “Acreditamos que vamos para o IPO em 2030 e teremos o tamanho ideal para isso”, finaliza.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas