amazon
Projeto Kuiper
satélites
Starlink

Amazon lança primeiros satélites do Projeto Kuiper para competir com Starlink

A Amazon lançou nesta segunda-feira (28) seus primeiros 27 satélites do Projeto Kuiper, parte de uma ambiciosa constelação de mais de 3 mil unidades planejadas para operar em órbita terrestre baixa (LEO), com o objetivo de rivalizar com a Starlink, da SpaceX. O lançamento foi realizado a partir da Estação da Força Espacial de Cabo […]

Publicado: 12/12/2025 às 14:31
Leitura
2 minutos
Imagem em close-up da tela de um dispositivo eletrônico mostrando o logotipo da Amazon ao lado do nome 'Project Kuiper' em letras brancas sobre um fundo preto. A imagem faz referência ao projeto da Amazon voltado para o lançamento de satélites e expansão de internet de banda larga ao redor do mundo.
Construção civil — Foto: Reprodução

A Amazon lançou nesta segunda-feira (28) seus primeiros 27 satélites do Projeto Kuiper, parte de uma ambiciosa constelação de mais de 3 mil unidades planejadas para operar em órbita terrestre baixa (LEO), com o objetivo de rivalizar com a Starlink, da SpaceX.

O lançamento foi realizado a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, nos Estados Unidos, utilizando um foguete Atlas V da United Launch Alliance (ULA). A primeira tentativa, marcada para o dia 9 de abril, precisou ser adiada devido às condições climáticas desfavoráveis.

Leia mais: Amazon adia compromissos com novos data centers, segundo Wells Fargo

Em publicação no X (antigo Twitter), o CEO da Amazon, Andy Jassy, celebrou o feito como o início de “uma longa jornada”, elogiando a inovação e o esforço da equipe. Os satélites foram posicionados a cerca de 450 quilômetros da Terra e já estão ativos, comunicando-se com estações terrestres. A expectativa da empresa é oferecer serviços de internet de alta velocidade e baixa latência ainda em 2025.

Corrida satelital

Segundo informações do The Verge, Tory Bruno, CEO da ULA, destacou que o lançamento marca o começo de uma nova fase na parceria com a Amazon e anunciou melhorias nas instalações de Cabo Canaveral para suportar a intensa cadência de lançamentos futuros do Kuiper.

O Projeto Kuiper, orçado em US$ 10 bilhões e anunciado em 2019, precisa colocar 1.618 satélites em órbita até meados de 2026, conforme determinação da Comissão Federal de Comunicações (FCC) dos EUA.

Apesar do passo importante, a Amazon ainda enfrenta uma larga vantagem da concorrente SpaceX, que já lançou mais de 7,2 mil satélites Starlink e mira um total de 12 mil, com aprovação para expandir para 34,4 mil unidades.

Além da Amazon, outras empresas como a francesa Eutelsat e a chinesa Spacesail também disputam espaço nesse mercado, embora o cenário em órbita já esteja visivelmente congestionado.

*informações do The Verge

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas