AMD
El Capitan
HPC
HPE
Nvidia
supercomputadores

AMD celebra marcas do El Capitan, supercomputador mais rápido do mundo

A AMD anunciou essa semana que está equipando, pela sexta vez consecutiva, o supercomputador mais rápido do mundo. A empresa se intitula líder no segmento de computação de alto desempenho (HPC), dessa vez por estar fornecendo processadores para o El Capitan, fabricado pela Hewlett Packard Enterprise (HPE) e lançado em 2024 no Lawrence Livermore National […]

Publicado: 13/12/2025 às 16:03
Leitura
3 minutos
amd, hpe, hpc, el capitan, llnl
Construção civil — Foto: Reprodução

A AMD anunciou essa semana que está equipando, pela sexta vez consecutiva, o supercomputador mais rápido do mundo. A empresa se intitula líder no segmento de computação de alto desempenho (HPC), dessa vez por estar fornecendo processadores para o El Capitan, fabricado pela Hewlett Packard Enterprise (HPE) e lançado em 2024 no Lawrence Livermore National Laboratory (LLNL), nos EUA.

O El Capitan é alimentado por APUs Instinct MI300A da AMD e é considerado o supercomputador mais rápido do mundo, com pontuação HPL (High-Performance Linpack) de 1,742 exaflops, de acordo com a lista de novembro do Top500. O Frontier, que ocupa a segunda posição, também tem processadores da AMD e fica no Oak Ridge National Laboratory, enquanto a Intel aparece na terceira posição ao equipar o Aurora, no Argonne National Laboratory, com processadores Xeon CPU Max 9470.

“Estamos entusiasmados em ver o El Capitan se tornar o segundo supercomputador com tecnologia AMD a quebrar a barreira do exaflop e se tornar o supercomputador mais rápido do mundo. (…) esta máquina inovadora é uma prova do trabalho dedicado entre AMD, LLNL e HPE”, diz em comunicado Forrest Norrod, vice-presidente executivo e gerente geral da AMD.

Leia também: NUV Energia traz energia renovável na ponta dos dedos dos clientes sob liderança de Caue Vicente

O El Capitan é usado pela National Nuclear Security Administration, agência do governo dos EUA que regula o uso de energia nuclear no país. O HPC é considerado crucial para “executar grandes conjuntos de simulações 3D de alta fidelidade que abordam complexos desafios científicos”, explica em comunicado Rob Neely, diretor do programa de simulação e computação avançada do LLNL.

Segundo o LLNL, a estrutura não só expande a capacidade computacional do laboratório, com eficiência energética, mas também permite integrar inteligência artificial em cargas de trabalho tradicionais de simulação e modelagem, “abrindo novos caminhos para descobertas em várias disciplinas científicas”.

Os três HPCs no Top 3 ficam nos EUA. Itália, Japão, Suíça e Finlândia aparecem no Top 10. O Brasil só aparece na lista na 70ª posição com o Pégaso, da Petrobras, que também utiliza processadores da AMD (Epyc 7513 32C com GPUs Nvidia A100). O Santos Dumont, do Laboratório Nacional de Computação Científica, aparece na 90ª posição.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas