Anglo American
executivo de ti do ano
Executivo de TI do Ano 2023
IT Forum Salvador

Anglo American: mineração sustentável

Há meio século no Brasil, a mineradora Anglo American direciona sua atuação conforme as diretrizes de um plano global de Mineração Sustentável, que prevê que tecnologia, digitalização e sustentabilidade caminhem lado a lado. “A empresa tem o propósito de repensar a mineração e atuar com mais responsabilidade e inovação para melhorar a vida das pessoas”, […]

Publicado: 06/12/2025 às 08:24
Leitura
3 minutos
Siham Hassan Anglo American
Construção civil — Foto: Reprodução

Há meio século no Brasil, a mineradora Anglo American direciona sua atuação conforme as diretrizes de um plano global de Mineração Sustentável, que prevê que tecnologia, digitalização e sustentabilidade caminhem lado a lado. “A empresa tem o propósito de repensar a mineração e atuar com mais responsabilidade e inovação para melhorar a vida das pessoas”, resume Siham Hassan, diretora de TI da Anglo American na América Latina.

Como parte da estratégia, a organização vem implementando o sistema de Controle de Processo Avançado (APC) da Siemens, sua parceira em serviços de TI, para otimizar e estabilizar todo o ciclo de extração do minério. No Brasil, o projeto Anglo American Process Expert Toolkit (APET) deu à Siham o título de Executiva de TI do Ano 2023, do IT Forum, na categoria Siderurgia, Metalurgia e Mineração.

O projeto teve início em 2020, pouco antes da pandemia de Covid e o consequente lock-down. Esse cenário impôs desafios adicionais ao time, incluindo a preservação da saúde dos colaboradores e questões de logística, agravadas com o início da guerra na Ucrânia.

“Como era estratégico e tocava diretamente o propósito da empresa, decidimos seguir com o projeto, tomando os devidos cuidados com a saúde das nossas pessoas”, recorda Siham. O APET otimiza, monitora e controla processos nas plantas da Anglo American, gerando estabilidade ao processo de produção, aumentando a eficiência e reduzindo o consumo de insumos e energia. Antes dele, segundo a executiva, o controle das plantas era feito manualmente.

Leia também: Conheça os CIOs vencedores do prêmio Executivo de TI 2023!

Siham destaca ainda o desafio de gestão de mudança. “Com a inovação sempre vem a resistência. Lidar com a gestão e o treinamento dos operadores, bem como provar que o sistema faria diferença em suas vidas, foi desafiador”, lembra. Hoje, diz a executiva, “os operadores estão encantados com os resultados obtidos com o sistema e com o fato de que podem dedicar tempo para análise e planejamento, em vez de ficar ajustando parâmetros dos equipamentos com base em suposições”.

Segundo Siham, a companhia registrou aumento de eficiência energética, reduzindo em 3% os gastos com energia. O consumo anual de combustíveis (carvão, óleo e gás) é 4,8% menor, o que se traduz em uma redução de USS 1,5 milhão ao ano. Quando considerado o ganho de eficiência, a economia é ainda maior. Apenas em 2023, a Anglo American economizou US$ 114 milhões e caminha para atingir a meta de US$ 162 milhões imposta para o ano.

*Texto originalmente publicado na 29ª edição da Revista IT Forum, disponível aqui.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas