Apple Produções
arte
MAM

Arte e tecnologia se combinam em exposições imersivas e museus

Não é segredo que a tecnologia impacta todas as áreas de nossa sociedade. A arte, é claro, não é exceção. Nos últimos anos, tecnologias como a inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, e até o metaverso têm sido empregadas por artistas e por espaços de cultura para expandir o contato do público com obras de […]

Publicado: 10/12/2025 às 07:46
Leitura
5 minutos
Exposição Tutankamon Uma Experiência Imersiva, arte
Construção civil — Foto: Reprodução

Não é segredo que a tecnologia impacta todas as áreas de nossa sociedade. A arte, é claro, não é exceção. Nos últimos anos, tecnologias como a inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, e até o metaverso têm sido empregadas por artistas e por espaços de cultura para expandir o contato do público com obras de arte.

Exemplo disso são as diversas mostras imersivas que se popularizaram em cidades como São Paulo, que atraíram o público mesmo sem contar com obras originais dos artistas. A primeira exposição do tipo aconteceu no MIS Experience, espaço do Museu da Imagem e do Som (MIS) especializado em mostras do gênero, e trouxe, em 2019, “Leonardo da Vinci: 500 Anos de um Gênio“, evento que alcançou 500 mil visitantes em quatro meses.

Desde então, artistas como Michelangelo, Monet, Banksy e Frida Kahlo também tiveram exibições imersivas na capital paulista. Em cartaz desde janeiro, “Tutankamon, Uma Experiência Imersiva” é mais um exemplo da tendência. A exibição está instalada no Shopping Cidade São Paulo e já recebeu mais de 40 mil visitantes desde sua inauguração.

Leia também: Brasil deve investir US$ 24 milhões em infraestrutura de IA

Em vez de focar na obra e na história de um artista específico, a experiência transporta os visitantes até cenários e locais do Egito Antigo através de tecnologias avançadas. Na lista de ferramentas utilizadas estão projetores Panasonic para projeções em 360° com qualidade 4K; óculos HTC de realidade virtual, que levam os visitantes para a tumba de Tutankamon ao lado de Howard Carter, egiptólogo britânico que descobriu o local; e até uma instalação que usa inteligência artificial (IA) para transformar os participantes em personagens como sacerdotes e faraós, através da composição de fotos.

Para Hugo Teixeira, diretor da exposição e CEO da Bem Comunicação, empresa que realiza a exposição em parceria com a Apple Produções, o emprego de tecnologias nesse modelo de mostra é o caminho para entregar educação com entretenimento. “Não tem mais como a gente discutir a possibilidade de não usar a tecnologia dentro do conhecimento”, disse em conversa com o IT Forum. “A gente tem o propósito, como negócio, de ser um compartilhador, incentivador e fomentador de conhecimento dentro dos nossos territórios”.

A empresa opera no Brasil conteúdos criados pela empresa espanhola Layers of Reality, estúdio de criação de conteúdos de “realidade estendida”. Teixeira conta que já tem conversas com a organização para trazer a tecnologia de desenvolvimento de conteúdos para o Brasil, para que profissionais do país possam aprender e começar a trabalhar nesse tipo de produção localmente.

Mam Fernando Velázquez GórgonaVista da obra de Fernando Velázquez, Górgona 01, série Outras Naturezas, (2023), no lago do Parque Ibirapuera (Imagem: Luís Felipe Abbud/Divulgação)

“Nosso objetivo é criar o primeiro centro de arte digital do país”, contou. Para isso, o grupo também fez um contrato de longa duração com o Shopping Cidade São Paulo para hospedar experiências imersivas que utilizam tecnologia para aproximar o público de artistas e de eventos históricos. “É como se fosse um novo cinema”, anotou.

Curador-chefe do Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo, Cauê Alves avalia que a aproximação entre arte e tecnologia se acelerou após a pandemia da Covid-19. “Os museus, assim como tudo, ficaram fechados durante a pandemia. Tudo foi para o online e o museu teve que se desdobrar”, disse ao IT Forum. “Quando a pandemia termina, o museu tem que não só voltar para o analógico, mas continuar no digital. A gente teve que multiplicar o museu.”

Fundado em 1948, o MAM é uma das instituições de arte mais tradicionais da cidade, mas também precisou se adaptar às transformações que a intrusão da tecnologia no nosso cotidiano trouxe na relação entre o público e a arte.

No ano passado, o museu exibiu “Realidades e Simulacros“, primeira exposição em realidade aumentada do Brasil. A mostra trouxe obras inéditas criadas por artistas como Regina Silveira em parceria com o Estúdio Hiper-Real, responsável pelos modelos 3D e animações das obras. As obras em realidade aumentada só poderiam ser vistas por visitantes que estivessem no parque do Ibirapuera usando seus smartphones.

“Achamos que não se trata de substituir a visita ao museu pela tecnologia. Mas nós vamos trabalhar com as tecnologias para atrair outros públicos e realizar experimentos artísticos que façam com que as pessoas possam visitar o museu”, disse Alves.

Para o curador-chefe, tecnologias como a inteligência artificial são bem-vindas em espaços artísticos e não são vistas como ameaças, mas como oportunidades de explorar novos meios. No ano passado, por exemplo, o artista Lucas Bambozzi usou IA na obra “Incerteza Artificial” para escanear a região entre a Ponte Metálica, a Praça da Paz e seu entorno, no Ibirapuera, e nomear o que encontrava no caminho.

“Em geral, as experiências se multiplicam em canais, se multiplicam em meios distintos e o museu está buscando esses meios todos”, disse o curador do MAM. Sobre o papel dos museus, ele também reflete que as novas tecnologias não impactaram sua missão principal. “O museu continua conservando obras de arte, continua estudando e expondo”, anotou. “Mas agora tem um campo de comunicação muito mais amplo.”

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas