Zebra
Zebra Technologies

Automação através da IA é aposta da Zebra para alavancar crescimento

A Zebra Technologies, empresa de serviços e dispositivos que otimizam fluxos de trabalho, está apostando na automação através de sistemas de Inteligência Artificial (IA) para expandir seus negócios nos próximos anos. A estratégia de crescimento foi apresentada nesta terça-feira (14) durante o Zebra Innovation Day, evento que reuniu lideranças da companhia para detalhar os planos […]

Publicado: 10/12/2025 às 07:43
Leitura
4 minutos
Bill Burns CEO Zebra Technologies
Construção civil — Foto: Reprodução

A Zebra Technologies, empresa de serviços e dispositivos que otimizam fluxos de trabalho, está apostando na automação através de sistemas de Inteligência Artificial (IA) para expandir seus negócios nos próximos anos. A estratégia de crescimento foi apresentada nesta terça-feira (14) durante o Zebra Innovation Day, evento que reuniu lideranças da companhia para detalhar os planos da organização.

Bill Burns, que assumiu o posto de CEO da empresa em março do ano passado, resumiu a estratégia na ideia de trazer uma “voz digital” aos dispositivos e sistemas usados por clientes. “Uma vez que algo tem uma ‘voz digital’, você pode automatizá-lo e mudar o fluxo de trabalho ao redor do ambiente do cliente”, disse.

A digitalização de sistemas e dispositivos é uma das “megatendências” identificadas pela Zebra que devem impactar seus negócios positivamente nos próximos anos. Dados do Gartner, por exemplo, apontam que as receitas de IoT devem crescer 12% até 2026 – mercado que é estratégico para a Zebra.

“Ao dar ‘voz digital’ aos dispositivos, você pode ter pessoas e robôs trabalhando juntos. Nós fazemos isso através de hardware e software específicos, analytics em nuvem – e, em breve, analytics no dispositivo com IA.”

A estratégia foi explorada também por Tom Bianculli, diretor de tecnologia (CTO) da Zebra, que apontou como a digitalização pode ser a resposta para alguns desafios atuais do mercado global que são vistos como oportunidades pela companhia.

Leia mais: Astra: novo projeto do Google quer ser “futuro dos assistentes de IA”

“A inovação digital está se movendo do núcleo da empresa, do armário de TI, para a ponta”, disse o CTO da companhia. “E o que quero dizer com isso é não é apenas ter um plano sobre o que está acontecendo nas suas operações, mas, literalmente, saber onde estão seus colaboradores; em que etapa de determinado processo você está; onde está seu inventário; e onde estão seus ativos de capital. Se eu souber onde todos esses componentes estão em tempo real, posso orquestrar todas essas peças no tabuleiro para obter o resultado mais otimizado.”

Para entregar essa arquitetura aos clientes, a Zebra Technologies está empenhada na expansão da IA em seus serviços e dispositivos – incluindo câmeras, dispositivos móveis, RFID e soluções de robótica –, tornando cada um deles um ponto de dados para modelos especializados.

“Nós vemos uma oportunidade incrível de aproveitar toda a visibilidade de ativos que ajudamos a fornecer para treinar modelos, e, em seguida, entregar insights e ações orquestradas”, anotou o executivo.

Um dos desafios que a companhia está tentando resolver com a estratégia de IA é o da escassez de mão de obra. De acordo com a Korn Ferry, até US$ 8,5 trilhões podem deixar de ser injetados na economia global por conta dessa escassez até o final da década. No varejo, por exemplo, onde o índice de perda de colaboradores chega a 95%. “Nossos clientes do setor varejista precisam reter os trabalhadores que já possuem, treinar mais rapidamente os novos funcionários que estão chegando e torná-los competentes mais rapidamente”, disse.

No mês passado, a companhia demonstrou uma iniciativa em conjunto com o Google Cloud e a Qualcomm que está rodando LLMs na ponta, dentro de dispositivos, para ajudar nesse processo. O projeto foi rodado em um piloto com um grande varejista europeu para alimentar um modelo com mais de 150 documentos operacionais da empresa e entregá-los na ponta para colaboradores através de um smartphone. O processo agilizou o treinamento de novos trabalhadores, entregando informações precisas de forma ágil e sob demanda com IA generativa.

“Estamos entusiasmados em aproveitar nossa posição e a base instalada que temos para criar um futuro impulsionado por IA, aproveitando as capacidades interconectadas da visibilidade de ativos, trabalhadores da linha de frente conectados e automação inteligente”, finalizou.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas