B3
Febraban Tech
Febraban Tech 2025

B3 reduz latência em 70% e acelera negociações para 350 microssegundos

A B3 reduziu em 70% o tempo de execução das ordens de compra e venda no seu sistema de negociação, alcançando uma latência média de 350 microssegundos — menos do que o tempo de um flash fotográfico (1 milissegundo). O avanço foi apresentado nesta quarta-feira (12) durante a Febraban Tech 2025. Latência é o tempo […]

Publicado: 06/12/2025 às 03:50
Leitura
3 minutos
B3 crowdfunding
Construção civil — Foto: Reprodução

A B3 reduziu em 70% o tempo de execução das ordens de compra e venda no seu sistema de negociação, alcançando uma latência média de 350 microssegundos — menos do que o tempo de um flash fotográfico (1 milissegundo). O avanço foi apresentado nesta quarta-feira (12) durante a Febraban Tech 2025.

Latência é o tempo que uma ordem leva para ser processada e executada dentro da bolsa. A métrica é especialmente relevante para os operadores de alta frequência (High Frequency Traders – HFT), responsáveis por cerca de 40% dos negócios no mercado de ações brasileiro, que utilizam algoritmos para executar milhares de ordens em frações de segundo.

Segundo Rodrigo Nardoni, vice-presidente de Tecnologia da B3, o objetivo da instituição é atingir a marca de 300 microssegundos até 2026. “A melhoria contínua da nossa plataforma de negociação faz parte do planejamento estratégico e tem como foco aumentar a eficiência para os nossos clientes”, afirma.

Leia também: Nobel de Economia, Paul Romer não confia na IA generativa

A queda na latência vem ocorrendo de forma gradual desde 2023, quando o tempo médio de resposta era de 1,2 milissegundo. A redução foi possível com a adoção de melhorias técnicas, como a implementação de um protocolo binário internacional, que agilizou o processamento das ordens sem alterar os controles de risco existentes.

Hoje, quando uma corretora envia uma ordem de compra ou venda, o sistema da B3 executa uma série de validações – como parâmetros regulatórios e limites de risco – antes de confirmar ou rejeitar a transação. Todo esse processo ocorre, atualmente, em menos de meio milissegundo.

Para reduzir ainda mais o tempo de resposta, a bolsa oferece aos clientes o serviço de co-location — uma infraestrutura dedicada dentro do próprio data center da B3, em Santana de Parnaíba (SP), que minimiza a latência de rede ao manter os servidores dos clientes fisicamente próximos aos sistemas da bolsa.

“A velocidade é importante, mas também temos um dos sistemas mais estáveis do mundo, com disponibilidade próxima de 100% em 2024”, diz Nardoni.

Produtividade com IA

Além da baixa latência, os investimentos em tecnologia trouxeram ganhos internos. A B3 registrou em 2024 um aumento de 71% nas entregas de soluções e uma redução de 28% no tempo de resposta a alertas e demandas de clientes, em comparação com o ano anterior.

Segundo a companhia, a adoção de inteligência artificial em processos de engenharia de software contribuiu para um ganho de produtividade de 8% no ano passado.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas