banco central
financeiro
nova modalidade
PIX
PIX Automático

BC lança Pix Automático para pagamentos recorrentes

O Banco Central (BC) lançou nesta quarta-feira (04) o Pix Automático, nova modalidade que permitirá o pagamento automático de contas recorrentes como energia, água, mensalidades escolares e assinaturas. A ferramenta estará disponível para os usuários a partir de 16 de junho, funcionando como uma alternativa ao débito automático tradicional. A nova funcionalidade possibilitará ao usuário […]

Publicado: 06/12/2025 às 03:48
Leitura
3 minutos
Uma mão segura um smartphone cuja tela exibe o logotipo do Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil. O fundo está desfocado, com iluminação em tons de azul e amarelo.
Construção civil — Foto: Reprodução

O Banco Central (BC) lançou nesta quarta-feira (04) o Pix Automático, nova modalidade que permitirá o pagamento automático de contas recorrentes como energia, água, mensalidades escolares e assinaturas. A ferramenta estará disponível para os usuários a partir de 16 de junho, funcionando como uma alternativa ao débito automático tradicional.

A nova funcionalidade possibilitará ao usuário autorizar cobranças recorrentes de uma única vez, eliminando a necessidade de repetir o processo a cada vencimento. Após a autorização inicial, as contas serão pagas automaticamente nos prazos estabelecidos, processando pagamentos em qualquer dia da semana, inclusive finais de semana.

De acordo com o BC, a implementação do Pix Automático visa facilitar o pagamento de contas periódicas, evitando esquecimentos e diminuindo a inadimplência. A iniciativa também busca reduzir custos operacionais para empresas de diferentes portes e segmentos.

Leia mais: IA é a maior oportunidade de transformação do Brasil, afirma presidente da Google Brasil

Em seu anúncio, a instituição afirmou que qualquer empresa, independentemente do porte, poderá oferecer o serviço sem necessidade de convênios específicos com instituições financeiras e que o pedido de autorização para cobranças via Pix Automático aparecerá no aplicativo bancário do cliente, que poderá aceitar ou recusar a solicitação. Os usuários também poderão definir regras específicas como valor máximo por pagamento e uso do limite do cheque especial.

Expectativa dos brasileiros

Uma pesquisa realizada pela Opinion Box, a pedido da Adyen, provedora de tecnologia de pagamentos para grandes empresas do país, revela que um terço dos brasileiros (32%) já está ciente da chegada do upgrade do Pix.

O levantamento, que contou com mais de 2.200 participantes que já utilizaram a modalidade de pagamento, também indica forte interesse dos consumidores: 30% afirmam que certamente a utilizarão, enquanto outros 60% consideram adotá-la.

Os brasileiros apontam como maiores atrativos citados a praticidade de não precisar lembrar de realizar o pagamento (55%) e a possibilidade de evitar atrasos ou multas (46%). No entanto, para que a modalidade possa competir com o débito automático bancário e o cartão de crédito, os consumidores esperam benefícios como cashback (47%), isenção de taxas (37%) e cancelamento facilitado (25%).

O estudo revela ainda que 30% dos brasileiros fazem Pix diariamente, enquanto 50% o utilizam algumas vezes na semana, principalmente para transferências entre pessoas (84%), pagamentos de serviços (60%), compras presenciais (44%) e online (42%).

Contudo, o cartão de crédito ainda é o meio de pagamento principal para 61% dos consumidores, enquanto apenas 26% colocam o Pix na liderança de preferência.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas