Blue Origin
Elon Musk
Jeff Bezos
SpaceX

Blue Origin, de Bezos, lança com sucesso rival da SpaceX

A corrida espacial de bilionários entrou em uma nova fase hoje (16), quando a Blue Origin, de Jeff Bezos, lançou com sucesso seu foguete New Glenn, de 320 pés de altura, a partir de Cabo Canaveral, na Flórida. Segundo informações do The Verge, às 2h03 (horário da costa leste dos EUA) desta manhã, os sete […]

Publicado: 09/12/2025 às 06:03
Leitura
3 minutos
blue origin, jeff bezos
Construção civil — Foto: Reprodução

A corrida espacial de bilionários entrou em uma nova fase hoje (16), quando a Blue Origin, de Jeff Bezos, lançou com sucesso seu foguete New Glenn, de 320 pés de altura, a partir de Cabo Canaveral, na Flórida.

Segundo informações do The Verge, às 2h03 (horário da costa leste dos EUA) desta manhã, os sete motores BE-4 reutilizáveis do New Glenn foram acionados para impulsionar o foguete NG-1 ao espaço, com o segundo estágio e a carga útil chegando à órbita e alcançando o objetivo principal da Blue Origin. A empresa também ativou com sucesso o veículo de carga Blue Ring Pathfinder, que está “recebendo dados e apresentando bom desempenho”.

Leia também: China avalia venda do TikTok nos EUA para Elon Musk, diz agência 

Paralelamente, o primeiro estágio do foguete — apelidado de “So You’re Telling Me There’s A Chance” (“Então Você Está Me Dizendo Que Existe Uma Chance”) — desceu autonomamente até sua plataforma de pouso, localizada a algumas centenas de milhas da costa no Oceano Atlântico.

Porém, ao se aproximar da barcaça Jacklyn, o propulsor perdeu contato com o controle e parou de enviar dados. A Blue Origin confirmou que o propulsor foi perdido durante a aterrissagem. A empresa tentará novamente na primavera.

Ainda assim, o objetivo da Blue Origin para o lançamento não-tripulado de hoje era fazer o New Glenn alcançar a órbita. Qualquer feito além disso seria um bônus. “Não importa o que aconteça, aprenderemos muito”, disse o CEO da Blue Origin, Dave Limp, antes do lançamento de hoje.

A decolagem ocorre após quase uma década de desenvolvimento e coloca a SpaceX, de Elon Musk, em alerta. O New Glenn tem capacidade de transporte similar à do Falcon Heavy, da SpaceX, e é destinado a levar cargas ao espaço em uma plataforma de lançamento reutilizável.

Isso inclui satélites para o serviço de internet de alta velocidade e baixa latência da Amazon, rival do Starlink. Os primeiros desses 3.236 satélites do Projeto Kuiper devem ser lançados em breve em órbita baixa da Terra, a bordo de um foguete Falcon 9 da SpaceX, antes de o New Glenn assumir o transporte de cargas mais pesadas.

“Estou extremamente orgulhoso de o New Glenn ter alcançado a órbita na sua primeira tentativa”, disse Limp. “Sabíamos que pousar nosso propulsor na primeira tentativa seria uma meta ambiciosa. Aprenderemos muito com o dia de hoje e tentaremos novamente em nosso próximo lançamento na primavera.”

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas