A Trackage e a renovação tecnológica do mercado logístico Nascida em 2016, a Trackage, por meio da tecnologia e Inteligência Artificial, aumenta a produtividade e dá maior visibilidade aos gestores sobre ativos e operações no pátio logístico. Em 2021, o e-commerce movimentou R$ 161 bilhões, um crescimento de 27% em relação a 2020. No mesmo […]
A Trackage e a renovação tecnológica do mercado logístico
Nascida em 2016, a Trackage, por meio da tecnologia e Inteligência Artificial, aumenta a produtividade e dá maior visibilidade aos gestores sobre ativos e operações no pátio logístico.
Em 2021, o e-commerce movimentou R$ 161 bilhões, um crescimento de 27% em relação a 2020.
No mesmo período, empresas como a Amazon, Magalu, Mercado Livre, Shopee, DHL, entre outras, fizeram investimentos pesados em logística.
Estes movimentos levaram a logística a crescer 38%. Segundo estudo da AT&M, apenas no primeiro quadrimestre de 2021, o setor movimentou R$ 3 trilhões.
Ainda, de acordo com o estudo, a logística 4.0 é um dos fatores propulsores do crescimento acelerado do setor.
A logística 4.0 ganhou corpo em 2020 a partir da necessidade da ampliação de soluções tecnológicas para otimizar todos os processos logísticos.
Na prática, o incremento digital ao setor trouxe maior velocidade, eficiência e redução de custos às operações.
Dentre as soluções que se destacaram está o YMS – Yard Manager System (Sistema de Gestão de Pátio).
De forma resumida, um YMS é um sistema para gestão de pátio, isto é, o sistema dá ao gestor de uma operação todos os dados e visibilidade de uma operação desde o momento que o veículo dá check in até a sua saída da operação.

Como funciona um YMS
No mercado, uma das soluções que se destaca pela robustez, rapidez e resultados apresentados é a Trackage.
O ano era 2013, e o Galo (Clube Atlético Mineiro) decola com destino a Marrocos e nas malas do auxiliar técnico do time, todas as informações táticas e técnicas dos adversários.
Ao chegar em Marrocos, para a surpresa da comissão técnica, a bagagem com as anotações é extraviada.
A partir do episódio e de muitos outros casos similares, Victor Hugo Espírito Santo (CEO, Founder da Trackage) idealizou um projeto com foco em rastreamento de bagagens.
O produto, chamado de Trackage Bags, alcunhado, pelo seu formato, de Alfajor foi ao mercado em 2016, com foco em evitar o extravio de bagagens, em projeto piloto na Latam Airlines.
Com o sucesso do produto, outras funcionalidades foram dadas ao Alfajor, e em 2017, ele se torna um produto focado para a gestão de pátio, com atuação na DHL, uma das maiores operadoras logísticas do mundo.
Com a ideia de conduzir toda a operação logística dentro do pátio, a Trackage lançou o Trackage Maestro.
O produto passou por vários testes dentro das operações da DHL, tendo como projeto piloto a operação da 3M
Desde então, a Trackage alcançou inúmeros clientes dentro e fora do Brasil, além da DHL, 3M, Coca Cola, Lego, ArcelorMittal, Whirlpool e Latam, outras 500 organizações utilizam a Trackage para otimizar suas operações de pátio (docas, portaria, agendamento, gestão de recursos, etc).
De alguma forma ou de outra, praticamente todas as empresas possuem oportunidades de melhoria em logística.
De acordo com estudos da Fourkites, a gestão de pátio é uma dor para 92% das empresas nos EUA, contudo apenas 25% possuem um YMS para minimizar os problemas.
No Brasil, não há dados sobre a gravidade do problema. Por outro lado, números da Trackage mostram que o uso do YMS para gestão de pátio, entre outros benefícios, reduz em até 60% as filas de veículos na portaria.
Já para a gestão de ativos, o aumento de produtividade pode chegar a até 13%.
2022, é um ano de desafios e inovações à Trackage, além de acelerar e popularizar ações em Inteligência Artificial, em andamento em clientes estratégicos, a empresa que cresceu 392% em 2021, pretende triplicar o número neste ano.
Para conhecer mais sobre a Trackage e suas soluções, você pode acessar o site da Startup (trackage.com.br) ou falar diretamente com um de nossos especialistas pelo WhatsApp: (31) 9 9194-9434.