O Brasil comemora o Dia do Cliente no dia 15 de setembro. Embora recente, a data tem sido utilizada para gerar novas oportunidades de vendas e fidelização de clientes, com muitas empresas realizando campanhas especiais e aproveitando a ocasião para alavancar vendas e captar novos leads e pessoas. “O Dia do Cliente é uma data […]
O Brasil comemora o Dia do Cliente no dia 15 de setembro. Embora recente, a data tem sido utilizada para gerar novas oportunidades de vendas e fidelização de clientes, com muitas empresas realizando campanhas especiais e aproveitando a ocasião para alavancar vendas e captar novos leads e pessoas.
“O Dia do Cliente é uma data que permite às empresas criar laços de fidelidade e encantar seus clientes, fidelizando-os de diferentes formas”, diz o Diretor de Vendas de Take Blip, Juliano Braz. Ele lembra que a data acontece entre o Dia dos Pais e a Black Friday, em um período de vendas aquecidas, e que a adoção de algumas estratégias específicas podem ajudar a ampliar os resultados.
Uma ideia é utilizar a data para fazer um aquecimento para a Black Friday. “É possível testar categorias de produtos que serão colocadas em promoção em novembro e preparar a empresa com antecedência, garantindo as melhores condições para os clientes”, reforça. Além disso, Braz sugere ações como:
Leads no WhatsApp
Entre as ferramentas de comunicação que podem ser utilizadas para gerar leads no Dia do Cliente, o WhatsApp pode ser muito efetivo. O diretor de Take Blip lembra que o aplicativo está instalado em 99% dos smartphones ativos no Brasil, o que significa que ele é parte do dia a dia dos consumidores. “O fato é que as empresas podem, e devem, usar o aplicativo como canal de comunicação e vendas. Para isso, o próprio WhatsApp conta com uma versão Business, que oferece funcionalidades próprias para contas comerciais”, diz.
Por isso, o diretor acredita que as marcas estão com a faca e o queijo na mão: uma ferramenta já largamente utilizada pelos consumidores e com possibilidades específicas para negócios. Falta estruturar estratégias de marketing eficientes, o que tem sido um grande desafio para qualquer empreendimento, assim como a definição do processo de atrair leads e captar informações sobre é fundamental. Aqui, Juliano sugere ações como:
Usando o Instagram
Outro caminho sugerido por Juliano para potencializar as ações do Dia do Cliente é a chamada automação do Instagram. De acordo com o site Statista, mais de 2 bilhões de pessoas têm perfil criado no Instagram e aproximadamente 1,6 bilhão de usuários acessam sua conta pelo menos uma vez ao dia.
“Quando observamos o contexto brasileiro, os números também são significativos”, diz. Por aqui, de acordo com uma pesquisa realizada pela Mobile Time: 82% dos internautas possuem o Instagram em seu smartphone; 79% dos usuários acessam o aplicativo diariamente; e 59% dos entrevistados usam o Instagram para envio de mensagens para marcas por meio do direct.
Para potencializar essa popularidade, a automação surge como mais uma forma de aprimorar o atendimento ao cliente. Ela consiste em implementar um chatbot no direct do Instagram da empresa, possibilitando que o cliente tenha atendimento na palma da mão a qualquer hora do dia, de acordo com a necessidade dele. Há também a possibilidade de utilizar as vantagens da inteligência artificial para tornar a conversa cada vez mais natural e eficaz.
Há ainda outras boas razões para utilizar o recurso, tais como estar presente no momento certo, respondendo ao cliente de forma qualificada e ágil e melhorar a qualidade no atendimento, aprimorando a experiência durante o atendimento ao cliente; mapear as demandas mais recorrentes, automatizando suas respostas; e otimizar o tempo dos atendentes, o que será possível após mapear a jornada do cliente e mensurar as dúvidas e solicitações mais frequentes.
Para isso, a plataforma Blip, de Take Blip, é uma ferramenta que permite o transbordo para o agente humano de forma rápida e descomplicada, permitindo organizar filas de atendimento de acordo com a demanda solicitada e ainda implementar pesquisas de satisfação para medir a qualidade do atendimento.
O diretor lembra que Take Blip conta com uma estrutura completa para acompanhar a empresa durante todo o fluxo de automação do Instagram. “Além disso, temos uma plataforma desenvolvida para facilitar a construção, acompanhamento e evolução do atendimento”, reforça, ressaltando ainda a Blip Academy, que conta com trilhas gratuitas explicando passo a passo como tudo funciona.
“Acreditamos na importância das conversas entre marcas e clientes e evoluímos nossa ferramenta diariamente. O uso de respostas automáticas e personalizadas de acordo com as principais dúvidas do público no Instagram, traz resultados como a aproximação da marca do cliente e conversas com o intuito de proporcionar a melhor experiência possível para o consumidor… ”, conclui.