Pesquisas apontam o impacto que as soluções de comunicação unificada têm nos negócios

Não é segredo que a pandemia forçou o mercado a encontrar novas formas de continuar funcionando. Muitas dessas formas estiveram baseadas em soluções de colaboração que agora se consolidam e devem continuar como parte essencial do dia a dia de empresas e profissionais. A continuidade vem não apenas da conveniência trazida para os usuários, mas […]

Publicado: 08/12/2025 às 12:25
Leitura
4 minutos
Zoom
Construção civil — Foto: Reprodução

Não é segredo que a pandemia forçou o mercado a encontrar novas formas de continuar funcionando. Muitas dessas formas estiveram baseadas em soluções de colaboração que agora se consolidam e devem continuar como parte essencial do dia a dia de empresas e profissionais.

A continuidade vem não apenas da conveniência trazida para os usuários, mas também de impactos econômicos positivos gerados para a as empresas. Exemplos deste impacto são encontrados em uma pesquisa realizada pelo Boston Consulting Group (BCG), que demonstra quais setores foram capazes de dinamizar seus processos de negócios usando a videoconferência e, mais do que manter seus negócios funcionando, conseguiram crescer.

O estudo apontou um aumento de 2,5 a 3 vezes no número de colaboradores trabalhando remotamente e o consequente crescimento de 2,4 a 2,7 vezes no uso de soluções de videoconferência. Com isso, o tempo total gasto em soluções de videoconferência aumentou de 3 a 5 vezes nas empresas. “Como resultado destes crescimentos, a pesquisa mostra que 70% dos gerentes pesquisados estão mais abertos a modelos de trabalho remoto flexível do que antes da pandemia”, ressalta Alfredo Sestini, Head da Zoom no Brasil.

Essa abertura está levando à consolidação dos modelos de trabalho híbrido, com as empresas prevendo que mais de 1/3 de seus funcionários devem continuar trabalhando remotamente depois da pandemia. Esse volume varia de segmento para segmento, mas alguns – como saúde, educação e tecnologia – estão entre os que mais adotaram a comunicação remota.

Alguns números comprovam isso. Na área de Saúde, por exemplo, 67% das empresas estão considerando o modelo de trabalho remoto flexível graças ao sucesso na implantação da colaboração remota. Na Educação, as empresas pesquisadas ampliaram em 3,5 vezes o uso deste tipo de solução. Já no setor de Tecnologia, 84% das empresas pesquisadas confirmam que estas soluções continuarão a ser essenciais para suas operações ao mesmo tempo em que os serviços profissionais aumentaram em quase três vezes a oferta do trabalho remoto.

“Tudo isso demonstra que o trabalho remoto é hoje uma necessidade e deve continuar. Alguns profissionais voltarão aos escritórios, mas uma grande parte deve continuar colaborando virtualmente de forma remota ou em um modelo híbrido”, diz Sestini. O executivo destaca que o mundo sai diferente deste período, com a força de trabalho pulverizada.

O valor do Zoom

O executivo cita uma outra pesquisa, esta realizada pelo Forrester Consulting, que aponta especificamente o impacto econômico trazido pelo uso da plataforma Zoom, que hoje vai muito além de uma ferramenta apenas para reuniões, e que pode ser resumido em conexões mais significativas, mais produtividade e retorno sobre investimento (ROI) de até 261%.

Chamado “The Total Economic Impact of Zoom’s Unified Communications Platform”, a pesquisa foi  à fundo nestes temas. Uma das constatações é que o uso do Zoom deu aos colaboradores das empresas pesquisadas mais 52 minutos de produtividade por semana e melhorou o tempo de retorno das vendas em 70%. Em relação a área de TI, o uso da solução simplificou o suporte, reduzindo o tempo de solução de problemas em 75%, além de eliminar tecnologias redundantes e a necessidade de grande parte das viagens.

Para quantificar estes dados, o Forrester Consulting entrevistou tomadores de decisão de diversas organizações que compraram e implantaram o Zoom para comunicações unificadas. “Embora cada cliente varie em tamanho e setor, cada um obteve economias significativas de custos e benefícios econômicos com a implementação do Zoom”, ressalta Alfredo Sestini.

Além disso, estes dados ajudaram a consultoria a construir um modelo financeiro que mostra que uma organização que usa as experiências Zoom pode obter benefícios de US$ 46,23 milhões ao longo de três anos, contra custos de US$ 12,81 milhões. Isso resulta em um valor líquido de US$ 33,42 milhões, ou um ROI de 261%.

Do ponto de vista da saúde mental dos colaboradores, a pesquisa indica que o Zoom melhorou a resiliência organizacional durante a pandemia, aumentando a satisfação de funcionários e clientes e a colaboração dos funcionários. “Nossos clientes compartilham conosco o impacto que a plataforma de comunicações unificadas da Zoom tem em suas organizações e suas conexões com seus clientes e as descobertas nos dizem que as pessoas continuarão a trabalhar juntas para superar quaisquer obstáculos à frente, com a tecnologia desempenhando um papel fundamental na definição do que está por vir”, afirma.

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas