Usando o service desk como aliado na redução de custos

Um dos principais desafios enfrentados atualmente por executivos C-level tem sido a busca por redução de custos em suas áreas. Em momentos de instabilidade econômica, em que a receita é colocada em risco, a estratégia é fundamental para a manutenção da saúde das empresas e deve ser aplicada também onde for possível. Na área de […]

Publicado: 06/12/2025 às 23:22
Leitura
5 minutos
TOPDesk
Construção civil — Foto: Reprodução

Um dos principais desafios enfrentados atualmente por executivos C-level tem sido a busca por redução de custos em suas áreas. Em momentos de instabilidade econômica, em que a receita é colocada em risco, a estratégia é fundamental para a manutenção da saúde das empresas e deve ser aplicada também onde for possível.

Na área de Tecnologia da Informação, por exemplo, o service desk é visto como um componente eminentemente técnico, mas ao fazer uso de soluções efetivas de ITSM (IT Service Management) e ESM (Enterprise Service Management), ele pode se tornar uma importante fonte de redução de custos. “Estas soluções contam com funcionalidades que podem , além de garantir a eficiência das operações, responder por importantes reduções de custos”, explica Guilherme Morais, diretor da TOPdesk.

O executivo conta que o acompanhamento que a companhia fez do uso de suas soluções permitiu identificar sete importantes pontos de redução a partir dos uso da solução:

Gestão de ativos – o módulo de gestão de ativos das soluções de gerenciamento de serviços permite, além de identificar a causa raiz das solicitações do departamento de TI, também saber todos os vínculos de um ativo, tratando a solicitação de forma mais assertiva. “Ele também relaciona hardwares aos softwares e às pessoas, permitindo rastrear tanto a origem do problema, quanto identificar o que e quem mais será afetado”, explica. Com isso, é possível trabalhar proativamente, antevendo potenciais problemas.

A gestão das solicitações proporcionada pelos dashboards e overviews permite verificar todas as solicitações relacionadas a um mesmo ativo, o que é fundamental para a decisão de substituição de equipamentos. “Ela ajuda a decidir entre a troca ou a manutenção do ativo, identificando onde estará o maior custo”, explica.

Contratação de colaboradores – por meio da solução da ITSM, o gestor da equipe consegue monitorar as atividades de cada membro e, principalmente, fazer uma distribuição de tarefas igualitária, sem sobrecarregar nenhum colaborador. “Ao substituir a percepção do gestor pela análise efetiva das tarefas, a solução acaba com os erros de distribuição e com a sensação de que sempre há muito o que fazer e de que falta mão de obra”, ressalta Morais.

Otimização do tempo – organizados dentro da solução de service desk, os processos fluem mais rapidamente e de forma independente, sem que o gestor precise acompanhar cada uma das fases de sua realização. Isso otimiza o tempo dos colaboradores, que passam a trabalhar de forma mais inteligente, aumentando a produtividade e reduzindo custos.

Atividades automáticas – com funcionalidades como a base de conhecimento e atividades manuais que podem ser automatizadas, a equipe de atendimento consegue delegar tarefas ao próprio solicitante, que mesmo sem ser um especialista em tecnologia pode resolver problemas simples. Isso gera tempo livre para que a equipe de TI possa trabalhar em projetos mais estratégicos, complexos e focados no core de organização, colaborando com a produtividade do departamento e, consequentemente, com a redução de custos na TI.

Prolongamento de contratos – Morais destaca que contar com uma solução de service desk robusta, intuitiva, efetiva e inteligente faz com que o atendimento seja mais qualificado. “Isso aumenta os níveis de satisfação dos seus clientes e, consequentemente, a fidelização, fazendo com que ele permaneça mais tempo com a organização”, diz.

Software como serviço (SaaS) – o uso da computação em nuvem oferece inteligência, flexibilidade, acesso remoto e simplificação da gestão de TI, com uma relação competitiva entre o custo e o benefício oferecido. Sua utilização permite reduzir custos como manutenção de hardware e atualização de software, por exemplo. “Podemos incluir aqui também a redução dos custos com aluguel de espaço físico e conta de luz, entre outros”, afirma.

Inovação – ao prever potenciais problemas e evitar que aconteçam, as soluções de ITSM e ESM ajudam a área de TI a manter seu foco em iniciativas de inovação e projetos mais complexos, mostrando como estar um passo sempre a frente é  benéfico para os negócios, por promover a redução de custos e antecipar tendências. “A tecnologia é uma grande aliada para a disrupção dos negócios e operações, que pode começar pela adoção de uma solução de gestão da TI, sendo o ponto de partida da jornada digital que vai promover inteligência e economia”, ressalta.

Ficou com alguma dúvida sobre como uma solução de service desk pode ajudar sua empresa a reduzir custos na TI? Saiba mais sobre os benefícios de uma solução eficiente de ITSM ou ESM e teste agora o TOPdesk gratuitamente!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas