impressos
livro eletrônico
livro impresso
livros
Two Sides

Maioria dos brasileiros prefere livros impressos a eletrônicos, indica pesquisa

O avanço dos meios digitais parece não ter conquistado por completo os hábitos de leitura dos brasileiros. Uma pesquisa realizada pela Two Sides indica que, em 2023, 64% dos consumidores no País disseram preferir a leitura de livros impressos. Trata-se de um avanço quando comparado ao ano de 2021, quando a pesquisa mostrou que apenas […]

Publicado: 06/12/2025 às 23:42
Leitura
3 minutos
livros, livro impresso, livraria
Construção civil — Foto: Reprodução

O avanço dos meios digitais parece não ter conquistado por completo os hábitos de leitura dos brasileiros. Uma pesquisa realizada pela Two Sides indica que, em 2023, 64% dos consumidores no País disseram preferir a leitura de livros impressos. Trata-se de um avanço quando comparado ao ano de 2021, quando a pesquisa mostrou que apenas 37% dos brasileiros preferiam os livros em papel.

O recorte brasileiro faz parte do estudo Trend Tracker Survey 2023 feito com mais de 10 mil pessoas em 16 países. No Brasil, foram ouvidas mil pessoas. De acordo com a pesquisa, apenas 29% dos leitores preferem ler em dispositivos eletrônicos.

Já em relação ao jornais e revistas, embora prevaleça a leitura no formato digital, houve melhora na percepção e preferência pelo impresso após a pandemia, já 7% se disse indiferente ao formato.

Leia ainda: Open Insurance tem prazo de implementação prorrogado

“O número de pessoas que preferem o livro em papel cresceu mais de 70% desde a pandemia, o que consolida o formato impresso como o melhor na opinião dos consumidores”, afirma Fábio Mortara, presidente de Two Sides Brasil e América Latina. “No caso dos livros, os leitores não aderiram à tendência de uso de dispositivos eletrônicos verificada para acessar outros tipos de comunicação, como jornais e revistas”, explica.

Em relação aos veículos de comunicação, embora a escolha da maioria seja pela leitura nos dispositivos eletrônicos, o percentual de consumidores que passou a preferir a publicação impressa desde a pandemia mais do que dobrou no caso de revistas – de 17% em 2021, para 35% em 2023 –, e aumentou cinco pontos percentuais no caso dos jornais, com 14% das preferências.

Entretanto, o presidente de Two Sides Brasil explica que há um movimento de migração para o formato digital quando se trata dos veículos de comunicação, pois 73% dos entrevistados afirmam que pretendem ler mais notícias online no futuro, mas 29% consideram que a compreensão da notícia é melhor no formato impresso – assim como 56% acreditam que crianças aprendem mais ao ler materiais impressos.

Volta dos livros impressos

O estudo também observou que os entrevistados mostraram privilegiar o papel quando o assunto são exames e relatórios de saúde. No caso de exames, 50% preferem hoje a versão impressa, comparativamente a 19% em 2021. Já o digital marca ainda a preferência pelo uso de documentos eletrônicos como declarações fiscais e impostos, contas, extratos e catálogos de produtos.

O estudo avalia que um dos motivos da rejeição crescente do digital estaria no avanço da propaganda digital. Segundo a Trend Tracker Survey 2023, 39% dos entrevistados no Brasil não prestam atenção aos anúncios online, percentual superior aos 35% registrados em 2021. Esse mesmo número de consumidores informa fazer o possível para bloquear ou evitar os anúncios online, enquanto 21% tendem mais a reagir ao anúncio impresso e confiam mais nele.

“Anúncios invasivos, que interrompem a leitura das informações no ambiente eletrônico, vêm causando uma rejeição maior à publicidade digital do que o verificado antes da pandemia, e este comportamento está alinhado à melhoria da preferência dos consumidores pelos materiais impressos desde a pandemia, conforme verificamos nesta pesquisa realizada tanto no Brasil quanto em outros 15 países”, observa Manoel Manteigas, diretor técnico de Two Sides Brasil.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas