Caesb
executivo de ti do ano
Executivo de TI do Ano 2023
IT Forum Salvador

Caesb: IA em prol da saúde financeira

Aumentar as receitas a partir do pagamento de contas em atraso, esse foi o desafio imposto pela alta gestão da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caest) a sua área de tecnologia da informação (TI). Depois de muito estudo, o time liderado por Márcia Sabino Duarte, CIO da Caesb, desenvolveu uma plataforma de inteligência […]

Publicado: 06/12/2025 às 10:50
Leitura
3 minutos
Márcia Sabino Duarte, CIO da Caesb, durante o IT Forum Salvador
Construção civil — Foto: Reprodução

Aumentar as receitas a partir do pagamento de contas em atraso, esse foi o desafio imposto pela alta gestão da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caest) a sua área de tecnologia da informação (TI).

Depois de muito estudo, o time liderado por Márcia Sabino Duarte, CIO da Caesb, desenvolveu uma plataforma de inteligência artificial (IA) e machine learning para otimizar os serviços de corte de abastecimento elevando a taxa de retorno e de pagamentos retroativos o projeto ‘Gestão Comercial com IA – Utilização de aprendizado supervisionado para auxílio da seleção de cortes’ rendeu a diretora o título de Executiva de TI do Ano 2023 na categoria Serviço Público.

Márcia explica que até pouco tempo, o corte no fornecimento de água era realizado por uma empresa terceirizada. Recentemente, o governo determinou que esse serviço deveria ser executado por funcionários da Caesb, concursados e devidamente capacitados. Diante da impossibilidade de interromper o abastecimento de todos os inadimplentes, os gerentes da Caesb escolhiam alguns parâmetros simples e aleatoriamente com base em “feeling”, selecionavam os clientes que teriam o serviço.cortado, o que se mostrava pouco eficiente em termos de retorno de receita.

Leia também: Conheça os CIOs vencedores do prêmio Executivo de TI 2023!

“Tínhamos uma infinidade de dados. Precisávamos conseguir analisá-los para tomar melhores decisões”, afirma a CIO. É o que faz hoje a plataforma de IA ao utilizar técnicas de aprendizado de máquina supervisionado, ela identifica aquelas contas em atraso com maior probabilidade de serem pagas, otimizando assim a recuperação de débitos e garantindo a continuidade da prestação dos serviços de saneamento básico para a população.

Márcia lembra que o maior desafio foi identificar, selecionar e tratar as variáveis que se mostraram relevantes para influenciar a efetividade do corte. “As informações estavam disponíveis em diversos sistemas da companhia e a compatibilização e integração desses dados apresentou grande complexidade”, afirma.

Para medir o sucesso de trabalho, a métrica utilizada foi o valor recuperado pela empresa após a execução dos cortes selecionados pelo algoritmo com base em diversas variáveis, enquanto a seleção aleatória de cortes tinha taxa de recuperação de 20%, a determinada pelo algoritmo possui taxa de retorno de 66%.

*Texto originalmente publicado na 29ª edição da Revista IT Forum, disponível aqui.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas