contratação
emprego
ManpowerGroup

No Brasil, 38% das empresas de TI querem contratar no 4º trimestre

A já tradicional pesquisa de expectativa de emprego para o último trimestre de 2024 do ManpowerGroup revelou que 43% das empresas pretendem contratar no período. Na comparação com trimestre anterior, houve queda de 1%. O levantamento também mostra que a expectativa de emprego líquida (quando se descontam o índice de empregadores que vai demitir no […]

Publicado: 07/12/2025 às 00:14
Leitura
2 minutos
Imagem de um desenvolvedor de software trabalhando em frente a dois monitores grandes exibindo códigos de programação. A pessoa está com uma camisa xadrez azul, segurando uma caneta enquanto interage com o teclado. A cena retrata um ambiente de trabalho moderno e focado em tecnologia, com códigos detalhados na tela e itens de escritório ao fundo (desenvolvedor, programador, empresas, profissional, trabalhador, código, programação, PageGroup)
Construção civil — Foto: Reprodução

A já tradicional pesquisa de expectativa de emprego para o último trimestre de 2024 do ManpowerGroup revelou que 43% das empresas pretendem contratar no período. Na comparação com trimestre anterior, houve queda de 1%. O levantamento também mostra que a expectativa de emprego líquida (quando se descontam o índice de empregadores que vai demitir no período) no Brasil para o período é de 32%, crescimento de cinco pontos percentuais no comparativo com o trimestre anterior.

Entre os setores com maior expectativa de posições no País estão, na ordem, o de utilities (40%), tecnologia da informação (38%), transporte, logística e automotivo (33%), e finanças e imobiliário (32%). Globalmente, o setor de TI segue liderando o ranking pelo oitavo trimestre consecutivo, com 35%.

Leia também: Google Cloud inaugura espaço para networking de negócios embrionários

O estudo também mostra que o estado com maior expectativa de contratações é Minas Gerais, com índice de 35%, seguido da cidade de São Paulo (32%), do estado de São Paulo (30%), do Paraná (26%) e do Rio de Janeiro (15%). Outras regiões do País representam 29%.

Ranking global

Na análise global do estudo, os empregadores continuam prevendo a contratação de mais trabalhadores no quarto trimestre de 2024, relatando expectativa líquida de emprego ajustada sazonalmente em +25%. Entre os países analisados, as intenções de contratação mais fortes estão na Índia (37%), Costa Rica (36%), EUA (34%) e Brasil (32%).

Os cenários mais fracos são os de Israel (8%) e da Argentina (4%).

Apesar de o Brasil ter subido seis posições no ranking global da expectativa de contração, o estudo mostra que a alta escassez de talentos no País segue um problema. Entre os setores com maior índice de escassez de talentos estão utilities (90%), saúde e ciências da vida (87%) e bens de consumo e Serviços (83%). Tecnologia da informação aparece mais atrás, com 79%.

Os resultados completos da Pesquisa de Expectativa de Emprego do ManpowerGroup para o quarto trimestre podem ser vistos nesse link.

O estudo ouviu 40.340 empregadores, públicos e privados, em 42 países e territórios. No Brasil foram 1.050 entrevistados.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas