Dell Technologies
GPTW TI
GPTW TI 2020

Experiência do colaborador: a estratégia da Dell para RH

A pandemia provou que o trabalho em uma série de atividades pode ser executado em qualquer lugar. Por outro lado, há uma premissa que não foi desafiada pelo novo cenário: a criação de ambientes abertos, inovadores e diversos tem papel fundamental no desenvolvimento de líderes e colaboradores. Na edição de 2020 do ranking Melhores Empresas […]

Publicado: 07/12/2025 às 17:15
Leitura
4 minutos
Dell GPTW
Construção civil — Foto: Reprodução

A pandemia provou que o trabalho em uma série de atividades pode ser executado em qualquer lugar. Por outro lado, há uma premissa que não foi desafiada pelo novo cenário: a criação de ambientes abertos, inovadores e diversos tem papel fundamental no desenvolvimento de líderes e colaboradores. Na edição de 2020 do ranking Melhores Empresas para Trabalhar em TI, realizado pelo Great Place To Work (GPTW) e divulgado pela IT Mídia, a Dell Technologies lidera a Categoria 1.000 funcionários e acima.

E qual o motivo? Para a líder de RH da Dell Technologies, Fernanda Kessler, por oferecer “um ambiente pautado pela ética nas relações, respeito a diversidade, meritocracia, flexibilidade e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional”. A marca estimula uma cultura de comunicação verdadeira com os colaboradores, na qual líderes e o time são incentivados a exporem suas ideias e não ter medo de errar.

“Mostramos como uma empresa com estratégia clara e profissionais preparados conseguem criar não só a maior empresa de TI privada do mundo, mas a companhia mais bem preparada para responder às demandas dos clientes relacionadas à transformação digital”, aponta Kessler.

Veja também: Diego Puerta, novo líder da Dell no Brasil: posição não escolhe hora

No que tange ao equilíbrio entre trabalho e lazer, a líder de RH explica que a marca tem uma filosofia baseada em: Achievement (Realização), que envolve os objetivos profissionais do ponto de vista de resultados; Balance, cujo objetivo é justamente o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal; e Connection (conexões), relacionado à construção de relações fortes para que os profissionais possam se desenvolver.

Trabalho remoto? Sem novidades

A companhia implementou um sistema de trabalho flexível/remoto quase uma década antes da chegada da pandemia. “A Dell foi uma das empresas no País a implementar um programa de trabalho remoto, em 2011, chamado Connected Workplace, e que oferece opções de local e horário de trabalho mais flexíveis”, conta a líder de RH da marca.

Segundo Kessler, a política envolve o apoio necessário para que os profissionais atuem a distância, como: ajuda de custo para manutenção da infraestrutura e treinamentos para que as pessoas se adaptem ao trabalho remoto. “Antes da pandemia, 65% dos colaboradores já eram elegíveis ao programa de trabalho remoto. Durante o período de isolamento social, estamos trabalhando na versão 2.0 do Connected Workplace, e devemos ampliar o número de posições elegíveis aos benefícios de trabalho remoto. Para isso, trabalhamos constantemente em desenvolver ferramentas inovadoras para melhorar a experiência do colaborador”, explica a gestora de pessoas da Dell.

Isso não quer dizer, no entanto, que a companhia não tomou medidas durante a pandemia, já que cerca de 90% dos colaboradores está trabalhando de forma remota. “Estamos realizando diversas ações voltadas para gestão de pessoas e principalmente, a manter a saúde mental e o equilíbrio emocional dos nossos times”, comenta Kessler.

Diversidade e metas

Dentre as iniciativas, estão: reuniões, palestras e mesas redondas virtuais abordando os mais diversos assuntos, com foco no bem estar e em como atuar neste momento atípico.

Outro tema bastante comentado nos últimos anos pela indústria de tecnologia, a diversidade também é assunto na Dell. A marca não compartilha dados sobre números de promoções e demografia por conta da política geral de proteção de dados, uma diretriz global. Mesmo assim, a líder de RH lembra que a empresa renovou o seu compromisso junto à Diversidade e Inclusão para 2030.

Assim, como parte do plano Progress Made Real, a Dell firmou o compromisso global de ter 50% da força de trabalho formada por mulheres. Além disso, ter 40% de mulheres em posições de liderança na próxima década.

Finalistas GPTW TI – Categoria 1.000 funcionários e acima

1º – Dell Technologies

2º – SAP Labs Latin America

3º – Mercado Livre

 

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas