profissionais de TI
recrutamento
recursos humanos
retenção
Trabalho híbrido

Exclusiva: flexibilidade e equilíbrio são fatores-chave para reter talentos em tecnologia

Flexibilidade e equilíbrio entre vida profissional e pessoal são fatores decisivos para profissionais de tecnologia aceitarem propostas de trabalho (e depois permanecerem nas empresas). É o que dizem cerca de 4,1 mil recrutadores, especialistas e líderes de recursos humanos ouvidos na terceira edição de um estudo – o Hire in Tech – da startup DIO. […]

Publicado: 06/12/2025 às 08:55
Leitura
3 minutos
Conhecimento, tecnologia, educação online, trabalho remoto, trabalho híbrido, futuro do trabalho, conexão (talentos)
Construção civil — Foto: Reprodução

Flexibilidade e equilíbrio entre vida profissional e pessoal são fatores decisivos para profissionais de tecnologia aceitarem propostas de trabalho (e depois permanecerem nas empresas). É o que dizem cerca de 4,1 mil recrutadores, especialistas e líderes de recursos humanos ouvidos na terceira edição de um estudo – o Hire in Techda startup DIO.

Segundo o estudo, empresas que adotam horários flexíveis e oferecem modelos híbridos ou remotos de trabalho têm vantagem competitiva.

“Atualmente, profissionais não buscam oportunidades vislumbrando apenas bons salários, mas qualidade de vida. A liberdade para ajustar rotinas de trabalho e benefícios voltados ao bem-estar físico e mental são cada vez mais atrativos, e importantes para reduzir o turnover e aumentar a produtividade”, diz em comunicado Iglá Generoso, CEO da DIO.

O documento revela também que políticas preventivas contra o burnout, incentivo à autonomia dos colaboradores e ambientes que valorizam a saúde mental têm reduzido índices de rotatividade em até 35%.

Estratégias de retenção

Além da flexibilidade, o estudo aponta outras três estratégias para conquistar e reter talentos no setor de tecnologia. São elas:

  1. ‘Employer Branding’: Construir uma marca empregadora forte e autêntica é essencial para atrair talentos alinhados à cultura da empresa. “Companhias que comunicam valores e propósito claramente têm 40% mais sucesso em atrair candidatos que se identificam verdadeiramente com a organização”, diz Generoso.
  2. Desenvolvimento contínuo e reconhecimento: Oferecer planos claros de carreira, mentorias estruturadas e oportunidades constantes de aprendizado aumenta o engajamento dos colaboradores. “Empresas que adotam esses métodos reduzem o turnover em até 45%, garantindo times mais estáveis e produtivos”, diz.
  3. Ambiente de inovação: Outro ponto destacado no relatório é a importância de um ambiente inovador para reter profissionais. “Empresas que incentivam hackathons internos e oferecem tempo dedicado a projetos experimentais têm equipes mais criativas e motivadas”, diz o CEO da DIO.

Soft skills

As chamadas soft skills – habilidades comportamentais – também aparecem no estudo como cada vez mais importantes, com processos seletivos baseados cada vez mais em competências do tipo. Segundo o estudo, 72% das empresas líderes já adotam avaliações práticas, desafios técnicos e análises de portfólio para contratar, e não só análise de currículos.

Leia também: Zero Trust: 5 pontos que agências governamentais precisam saber 

O estudo também diz que os recrutadores estão cada vez mais buscando talentos em comunidades técnicas. “Encontrar os profissionais fora dos espaços tradicionais, como o LinkedIn, por meio de comunidades técnicas, fóruns especializados e plataformas colaborativas é uma forte tendência. Cerca de 60% das empresas bem-sucedidas na contratação em tecnologia afirmam utilizar essas redes para localizar profissionais altamente qualificados, de acordo com a pesquisa”, diz Generoso.

O relatório completo da DIO está disponível para download gratuito nesse link.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas