londres
Sam Altman
Tools for Humanity
World

CEO da OpenAI expande sistema de verificação biométrica para Londres

O World, sistema biométrico de verificação de identidade cofundado por Sam Altman, CEO da OpenAI, iniciará suas operações em Londres a partir desta quinta-feira (13). A tecnologia utiliza um dispositivo chamado Orb para escanear os olhos das pessoas, criando códigos únicos que comprovam que o indivíduo é humano e não uma inteligência artificial. O funcionamento […]

Publicado: 06/12/2025 às 05:50
Leitura
3 minutos
Imagem digital de um olho humano em close, sobreposto por elementos gráficos futuristas, como círculos e linhas conectadas, simulando uma interface de tecnologia avançada para leitura biométrica da íris (ANPD, World ID, World)
Construção civil — Foto: Reprodução

O World, sistema biométrico de verificação de identidade cofundado por Sam Altman, CEO da OpenAI, iniciará suas operações em Londres a partir desta quinta-feira (13). A tecnologia utiliza um dispositivo chamado Orb para escanear os olhos das pessoas, criando códigos únicos que comprovam que o indivíduo é humano e não uma inteligência artificial.

O funcionamento do sistema baseia-se no escaneamento da íris e do rosto do usuário para gerar um código único de verificação. Após este processo, a pessoa recebe uma quantidade da criptomoeda WLD e pode utilizar um identificador anônimo, o World ID, para acessar aplicativos como Minecraft, Reddit e Discord. Segundo informações da CNBC, a iniciativa representa um esforço significativo para combater a crescente ameaça de fraudes digitais no ambiente online.

A expansão para o território britânico ocorre em resposta ao problema de fraudes facilitadas por novas ferramentas de IA, incluindo deepfakes. Após o lançamento na capital britânica, o sistema será expandido para outras cidades do Reino Unido, como Manchester, Birmingham, Cardiff, Belfast e Glasgow.

Leia também: Confiança excessiva em chatbots com IA transformou ferramentas em ‘caixas pretas’

O World já opera em seis lojas físicas nos Estados Unidos, localizadas em Austin, Atlanta, Los Angeles, Nashville, Miami e San Francisco. A plataforma conta atualmente com 13 milhões de usuários verificados em todo o mundo.

Adrian Ludwig, arquiteto-chefe da Tools for Humanity, principal contribuidora do projeto, informou à CNBC que a empresa pretende “aumentar o número de pessoas que podem ser verificadas em uma ordem de magnitude nos próximos meses”.

A empresa afirma estar em constante diálogo com reguladores britânicos, incluindo o Information Commissioner’s Office, responsável pela proteção de dados no Reino Unido. Para responder às preocupações sobre privacidade, a startup criptografa os dados biométricos coletados e garante que os dados originais sejam excluídos após o processamento.

“A ideia não é mais apenas algo teórico. É algo real e que os afeta todos os dias”, afirmou Ludwig, acrescentando que o World está transitando “de um projeto científico para uma rede real”.

O executivo também mencionou o interesse crescente de governos na tecnologia: “Estamos começando a ver governos mais interessados em como podemos usar isso como um mecanismo para melhorar nossa infraestrutura de identidade. Mecanismos para identificar e reduzir fraudes são de interesse dos governos.”

Sobre as preocupações regulatórias, Ludwig declarou à CNBC: “Temos tido muitas conversas com reguladores. Em geral, surgiram muitas perguntas: como garantimos que isso funcione? Como protegemos a privacidade? Se nos envolvermos com isso, isso nos expõe a riscos?” Ele complementou: “Todas essas perguntas conseguimos responder. Já faz um tempo desde que recebemos uma pergunta para a qual não tínhamos resposta.”

O sistema de verificação do World depende de uma rede descentralizada de smartphones dos usuários, em vez da nuvem, para realizar verificações individuais de identidade. A iniciativa foi inicialmente lançada em 2021 com o nome “Worldcoin” e, desde então, tem enfrentado questionamentos sobre como poderia afetar a privacidade dos usuários.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas