5G

Chegada do 5G anunciará fim da cultura Bring Your Own Device (BYOD)

Em um mundo onde a grande maioria das empresas adota a cultura BYOD (Bring Your Own Device) e permite que os funcionários usem seus smartphones pessoais ou dispositivos móveis para o trabalho – a chegada do 5G pode mudar essa forma de operar nas empresas. De acordo com Marcelo Zuffo, especialista brasileiro do IEEE – […]

Publicado: 08/12/2025 às 20:17
Leitura
1 minutos
5G
Construção civil — Foto: Reprodução

Em um mundo onde a grande maioria das empresas adota a cultura BYOD (Bring Your Own Device) e permite que os funcionários usem seus smartphones pessoais ou dispositivos móveis para o trabalho – a chegada do 5G pode mudar essa forma de operar nas empresas.

De acordo com Marcelo Zuffo, especialista brasileiro do IEEE – organização profissional dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade – e professor da USP (Universidade de São Paulo), para que uma rede 5G seja segura, todos os dispositivos dessa rede precisam estar em conformidade com os mesmos requisitos de segurança.

“Todos os dispositivos pessoais destinados a operar em uma rede corporativa 5G precisarão ser atualizados e compatíveis com a segurança 5G. Sendo assim, durante um período de transição, os dispositivos pessoais podem ser banidos dos locais de trabalho à medida que as empresas se adaptam”, complementa.

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas