CAIO
Chief AI Officer
inteligência artificial
Iron Mountain

Chief AI Officer: 98% dos líderes de TI e dados querem um líder de IA

Um novo C-level, o Chief AI Officer (ou CAIO) pode ser a chave para que as empresas avancem em suas estratégias de inteligência artificial e tenham controle sobre o que a Iron Mountain chama de “IA paralela”. A empresa divulgou recentemente uma pesquisa – que pode ser lida (em inglês) nesse endereço – em que […]

Publicado: 08/12/2025 às 16:48
Leitura
2 minutos
Chief AI, inteligência artificial, IA, regulação, accenture, fatores de sucesso, Gartner
Construção civil — Foto: Reprodução

Um novo C-level, o Chief AI Officer (ou CAIO) pode ser a chave para que as empresas avancem em suas estratégias de inteligência artificial e tenham controle sobre o que a Iron Mountain chama de “IA paralela”.

A empresa divulgou recentemente uma pesquisa – que pode ser lida (em inglês) nesse endereço – em que ouviu tomadores de decisão de TI e dados para conhecer as estratégias de IA generativa de suas organizações, incluindo desafios e benefícios de um líder focado somente em IA.

Foram ouvidas 700 pessoas nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Índia e Austrália, e 93% disseram já estar usando IA generativa. Apesar da ampla adoção, as empresas lutam contra desafios relacionados à tecnologia, particularmente em torno da otimização, gerenciamento, proteção e ativação de dados.

Para transformar esses desafios em oportunidades, 98% veem a necessidade de um líder especializado em IA.

Leia também: Nova IA promete revolucionar a biomedicina ao prever comportamento de moléculas

Quando questionados sobre o que a liderança com enfoque em IA pode ajudar a alcançar em relação à IA generativa, a principal resposta foi criar uma estratégia unificada de ativos para otimizar ativos físicos e digitais (50%).

Mais detalhes

Entre os líderes pesquisados e cujas empresas estão usando IA atualmente, a maioria cria conteúdo (50%), fazem interação com clientes (49%) ou desenvolvem códigos (32%). E os principais desafios que a IA generativa traz incluem o planejamento de recursos para treinar e implementar modelos (38%); obtenção, proteção e preparação de dados de ativos físicos e digitais para uso no treinamento de modelos generativos (38%); garantir precisão, imparcialidade e transparência dos modelos (37%) e proteção de dados e outros ativos criados pela IA generativa (36%).

Um total de 96% dos entrevistados disse que uma estratégia unificada de ativos físicos e digitais e otimizar a proteção e o gerenciamento deles ao longo de seus ciclos de vida é essencial para o sucesso da IA generativa.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas