trabalho remoto

Cocamar renova infraestrutura e melhora experiência do usuário

A Cocamar Cooperativa Agroindustrial, com mais de 90 unidades operacionais distribuídas no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, realizou uma intensa modernização em sua infraestrutura de rede para oferecer uma melhor experiência ao usuário, entregando desktop compartilhado e novas ferramentas a seus cooperados e colaboradores. A nova fase do projeto implantou soluções Citrix […]

Publicado: 07/12/2025 às 14:30
Leitura
4 minutos
Construção civil — Foto: Reprodução

A Cocamar Cooperativa Agroindustrial, com mais de 90 unidades operacionais distribuídas no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, realizou uma intensa modernização em sua infraestrutura de rede para oferecer uma melhor experiência ao usuário, entregando desktop compartilhado e novas ferramentas a seus cooperados e colaboradores.

A nova fase do projeto implantou soluções Citrix desde o operacional até o escritório e a indústria. No total, são 1500 licenças da solução Virtual Apps com picos de 900 a 1000 pessoas on-line de forma simultânea no ambiente o tempo todo.

Na primeira fase do projeto com a Citrix finalizada em 2007, a cooperativa enfrentava sérias dificuldades com manutenção no setor de TI no que diz respeito a custos, atualizações e operações em ambientes externos. Segundo a cooperativa, perdia-se muito tempo com configurações, que levavam semanas. Hoje, tudo é feito em questão de horas. Na época, eram 30 unidades operacionais da Cocamar que precisavam de uma rede para centralizar informações, melhorar o gerenciamento e a disponibilidade de serviços.

Hoje a empresa possui dois data centers terceirizados – um primário em Curitiba – um DR (disaster recovery) em São Paulo e um data center próprio na sede em Maringá. Possuem também três Citrix ADC, solução para balanceamento de carga e entrega de aplicações, configurados para acesso externo e redundância, sendo que a maioria dos workloads estão em Curitiba.

Trabalho remoto

Como muitas empresas brasileiras, a Cocamar não tinha a cultura organizacional do home office. A administração central da cooperativa conta com mais de 300 colaboradores que passaram a trabalhar remotamente da noite para o dia devido à pandemia de Covid-19.

De acordo com Paula Cristina Agulhas Rebelo, Gerente Executiva de TI e Gestão, a adoção do trabalho remoto foi colocada em prática muito rapidamente pela cooperativa com infraestrutura da Citrix. “A infraestrutura robusta que já tínhamos implantada fez toda a diferença nessa mudança. Vimos no mercado empresas correndo com PCs debaixo do braço e abrindo VPNs enquanto nós apenas concedemos acesso ao usuário com facilidade e segurança”.

Ela conta que hoje a dinâmica está muito mais ágil e que tiveram um retorno muito positivo em relação ao trabalho remoto. Um exemplo disso são as reuniões presenciais que a diretoria da cooperativa costumava fazer em todas as suas 90 unidades ao longo do ano e que agora, por conta da pandemia, estão sendo realizadas remotamente.

Segurança

Em relação à segurança, Paula explica que a cooperativa não libera acesso a VPN para o usuário, uma vez que tudo é feito via plataforma Citrix. Além disso, a cooperativa trabalha na migração de políticas para a nuvem, processo ainda em andamento. A cooperativa também planeja habilitar o uso do 2º fator de segurança no Citrix ADC para aumentar o nível de proteção nos acessos externos.

“Tivemos o recorde de recebimento de grãos em 2020 que contabilizamos 3,5 milhões de toneladas. Se a infraestrutura parasse apenas por um dia, representaria um prejuízo na casa de milhões de reais”, diz.

Suporte e manutenção

Paula explica que a manutenção do hardware ainda é algo muito relevante na mensuração dos resultados, uma vez que o projeto com a Citrix reduziu drasticamente a necessidade da dinâmica da manutenção e o custo de máquinas e equipe de TI. Ela conta que sem ter o gerenciamento centralizado a operação seria inviável. Seria preciso uma área de TI muito grande e ativa, e a Citrix está facilitando esse gerenciamento também. A cooperativa, presente em três estados, tem a operação de TI centralizada em Maringá.

 

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas