12 passos para se organizar quando a vida está um caos!

É mais comum do que se imagina ter um dia maluco e acumular um bom número de tarefas. Para começar a se organizar e sair do caos, é importante que você tenha noção do tamanho da “encrenca”, separando as tarefas por categorias: trabalho, vida pessoal e vida familiar, incluindo a gestão da casa. Leia mais: […]

Publicado: 10/12/2025 às 16:01
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A imagem mostra um homem de meia-idade, de aparência exausta, vestindo uma camisa branca e gravata, cercado por uma enorme quantidade de papéis, documentos, gráficos e arquivos. Ele está ao telefone com uma expressão de cansaço e confusão, enquanto segura um envelope ou ficha com a outra mão. O ambiente parece ser um escritório caótico, com uma mesa e prateleiras desorganizadas, lotadas de papéis, pastas e notas adesivas. Ao fundo, um telefone antigo, um ventilador e mais pilhas de documentos reforçam a sensação de desordem extrema (caos)
Construção civil — Foto: Reprodução

É mais comum do que se imagina ter um dia maluco e acumular um bom número de tarefas. Para começar a se organizar e sair do caos, é importante que você tenha noção do tamanho da “encrenca”, separando as tarefas por categorias: trabalho, vida pessoal e vida familiar, incluindo a gestão da casa.

Leia mais: Já definiu qual será sua meta ou foco para este ano?

Abaixo, preparei um checklist para ajudar você a se orientar na hora de desatolar:

  • Identifique o que é realmente importante e inegociável na sua vida.
  • Defina prioridades em cada área: trabalho, vida pessoal, casa e família.
  • Liste todas as tarefas e responsabilidades do seu dia a dia.
  • Delegue as tarefas que puder e peça ajuda quando necessário.
  • Ajuste hábitos que possam estar atrapalhando sua organização.
  • Crie uma rotina para cada período do dia: manhã, tarde e noite.
  • Defina objetivos claros e específicos.
  • Execute imediatamente tudo o que levar até três minutos para ser concluído.
  • Planeje-se com antecedência.
  • Busque equilíbrio — descansar também é essencial.
  • Simplifique processos sempre que possível.
  • Utilize ferramentas de organização, como planners, Google Agenda, IA, Trello, Notion, Asana, entre outras.

Boa sorte! Vai dar certo, e logo você estará com tudo em dia!

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