Como se livrar de coisas guardadas sem sofrer

Para muitas pessoas, é difícil fazer uma geral nos ambientes e perceber o que não faz mais sentido estar lá ou ser guardado. Isso acontece porque cada objeto carrega uma história e, muitas vezes, o desapego pode ser um desafio, mesmo quando necessário. Foi pensando nisso que resolvi escrever este artigo. Leia mais: 12 passos […]

Publicado: 10/12/2025 às 12:32
Leitura
2 minutos
A imagem mostra uma jovem mulher com cabelos cacheados e pele morena, sorrindo enquanto segura uma blusa rosa. Ela está sentada em um ambiente iluminado e aconchegante, organizando roupas sobre uma cama. Há caixas plásticas transparentes ao redor, sugerindo que ela está arrumando ou separando peças de vestuário (guardadas)
Construção civil — Foto: Reprodução

Para muitas pessoas, é difícil fazer uma geral nos ambientes e perceber o que não faz mais sentido estar lá ou ser guardado. Isso acontece porque cada objeto carrega uma história e, muitas vezes, o desapego pode ser um desafio, mesmo quando necessário. Foi pensando nisso que resolvi escrever este artigo.

Leia mais: 12 passos para se organizar quando a vida está um caos!

Uma forma de tornar o processo de escolha do que fica e do que vai mais fácil é ter em mente o motivo pelo qual você está fazendo isso:

  • Para abrir espaço no armário?
  • Para deixar sua residência mais organizada e bonita?
  • Para tornar o escritório mais prático e funcional?
  • Para renovar as energias?

Seja qual for o motivo, mantenha-o em mente e visualize o resultado final. Isso ajuda a manter a motivação e seguir em frente no processo!

Como saber o que manter e do que se desfazer?

Aqui vão algumas dicas:

  • Objetos trincados, lascados ou quebrados, como o Feng Shui ensina há milhares de anos, devem ser retirados do ambiente.
  • No caso das roupas, se estiverem muito surradas, é hora de dizer adeus.
  • Roupas e objetos que ainda podem ser usados com um reparo devem receber o devido cuidado.
  • Exceto roupas de festa e peças muito específicas, como as de esqui, se uma peça estiver há duas estações sem uso, chegou a hora de decidir se ela fica ou vai.
  • Manuais de instrução? Hoje em dia, quase todos estão disponíveis na internet. Questione se realmente faz sentido guardá-los.
  • Presentes não utilizados? Segundo Marie Kondo, o ideal é agradecer à pessoa que os deu e ao universo, depois dar um destino a eles, pois já cumpriram sua função.
  • Lembranças podem e devem ser guardadas, se assim desejar, mas, de preferência, organizadas em caixas bonitas e identificadas.

Você pode fazer essa seleção com a participação da família ou de amigos. Além disso, sempre há alguém que pode se beneficiar do que você não precisa mais. Sem falar que seus ambientes ficarão mais organizados, funcionais e acolhedores, com energias renovadas!

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas