A escola não pode se tornar um campo de batalha político ou digital

Entre discursos políticos inflados e dados contraditórios, a educação brasileira navega por águas turbulentas. De um lado, o governo celebra avanços questionáveis na alfabetização. De outro, crianças cada vez mais imersas no universo digital enfrentam desafios cognitivos inéditos. A dúvida sobre quantos brasileiros estavam alfabetizados no 2º ano do Ensino Fundamental em 2023 simboliza um […]

Publicado: 07/12/2025 às 09:24
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O ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Inep, Manuel Melo, apresentam o Censo Escolar (política, educação)
Construção civil — Foto: Reprodução

Entre discursos políticos inflados e dados contraditórios, a educação brasileira navega por águas turbulentas. De um lado, o governo celebra avanços questionáveis na alfabetização. De outro, crianças cada vez mais imersas no universo digital enfrentam desafios cognitivos inéditos.

A dúvida sobre quantos brasileiros estavam alfabetizados no 2º ano do Ensino Fundamental em 2023 simboliza um impasse educacional contemporâneo. Depois de críticas pela demora, o Ministério da Educação (MEC) finalmente divulgou, no dia 3, dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com esse índice em 49,3%. Ele é significativamente menor do que os 56% anteriormente anunciados pelo mesmo MEC no programa Criança Alfabetizada. O governo afirma que o último é mais preciso, mas especialistas desconfiam disso, pela diferença nada desprezível de 7%.

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Ao mesmo tempo, educadores encaram uma geração com menos capacidade de concentração e autonomia. Por isso, entre demagogos que distorcem diagnósticos e a revolução digital que transforma mentes, o Brasil precisa de uma política educacional onde transparência nos dados e uso consciente da tecnologia se tornam não apenas desafios técnicos, mas imperativos éticos para o futuro das crianças.

O celular na mão de um estudante pode ser tanto uma janela para o conhecimento quanto uma distração constante que prejudica seu aprendizado. O problema não está na tecnologia em si, mas em como a utilizamos. O uso passivo e exagerado de telas fragmenta a atenção, justamente quando precisamos fortalecer as bases cognitivas de uma geração com graves déficits educacionais.

Esse não é um problema exclusivamente brasileiro, claro. O impacto do meio digital no desenvolvimento cognitivo e na educação vem sendo discutido há anos no mundo todo, resultando em iniciativas mais ou menos acertadas em vários países.


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No Brasil, desde o início desse ano letivo, alunos do Ensino Básico estão proibidos de usar celulares nas escolas, exceto em atividades sob orientação dos professores. A medida é aprovada por educadores e pela população, mas enfrenta dificuldades, como resistência cultural, fiscalização difícil, apoio da comunidade escolar, capacitação dos professores e preocupações com a boa integração da tecnologia na escola.

Já a Austrália adotou uma posição mais radical no ano passado, proibindo qualquer uso de redes sociais por pessoas com menos de 16 anos. A decisão veio da pouca colaboração dessas plataformas no combate a graves riscos que a enxurrada de conteúdos nocivos em suas páginas impõe a crianças e adolescentes.

“Não acredito em extremos”, afirma a professora Adriana Pavarina, mestre em Psicologia Educacional e avaliadora no INEP/MEC. “Acredito que política pública equilibrada reconhece a complexidade do uso de redes sociais por adolescentes, buscando proteger seus direitos e bem-estar, ao mesmo tempo em que os prepara para navegar no mundo digital de forma segura e responsável”, acrescenta.

Nesse sentido, a Base Nacional Comum Curricular para Computação, homologada pelo MEC em 2022, busca unir a alfabetização tradicional e o letramento digital. Em vez de focar apenas no manuseio de ferramentas, ela enfatiza habilidades cognitivas fundamentais, como análise e interpretação de dados, resolução de problemas complexos, processos de criação, inovação e compreensão de algoritmos.

Se desenvolvidas adequadamente, essas habilidades fortalecem as capacidades necessárias para a alfabetização convencional, como atenção sustentada, pensamento sequencial e compreensão profunda. Mas ainda hoje, em muitas escolas, a tecnologia continua sendo limitada ao ensino de ferramentas específicas e em noções básicas de informática.

O risco de uma “geração de preguiçosos”

Nesse cenário, a inteligência artificial generativa surgiu com enorme força, impactando todos os setores da sociedade, inclusive a educação. E assim como acontece com outras tecnologias digitais, ela oferece incríveis oportunidades, mas também armadilhas para professores e alunos, dependendo de como for usada.

“Existe um risco real de formarmos uma geração de ‘preguiçosos cognitivos’ se a tecnologia for utilizada de forma predominantemente passiva, como uma muleta para evitar o esforço mental”, explica Pavarina. Segundo ela, “a facilidade de encontrar respostas prontas, de usar aplicativos para realizar cálculos ou do consumo de conteúdos superficiais pode, a longo prazo, enfraquecer as habilidades cognitivas”.

Por outro lado, a IA emerge como uma poderosa ferramenta de ampliação cognitiva. Ela pode ser usada, por exemplo, em assistentes virtuais para pesquisas, plataformas de aprendizado adaptativo e ferramentas de análise de dados. Também pode ajudar professores no desafio permanente de criar atividades atraentes para manter a atenção dos alunos, e ricas em informações e desafios para promover o aprendizado profundo. Mas para isso, os docentes precisam ser capacitados tecnicamente e em princípios éticos da IA, incentivando um uso produtivo, seguro e responsável.

Os recursos devem ser usados para reintroduzir o “esforço cognitivo prolongado” em uma geração que as redes sociais acostumaram à gratificação instantânea e vazia. Precisamos reconstruir a valorização do processo e da recompensa em longo prazo, com estratégias que os motivem a encarar tarefas desafiadoras, incentivar a leitura profunda e a escrita elaborada, conectar o aprendizado a objetivos significativos, criar um ambiente de aprendizagem que valorize o esforço, usar a tecnologia de forma estratégica e conectar o aprendizado ao mundo real e às experiências práticas.

“Essa transição não será imediata, muito menos simples, mas, com estratégia e uma mudança na mentalidade sobre o aprendizado, é possível ajudar as novas gerações a desenvolverem a capacidade de se engajarem em tarefas intelectuais mais desafiadoras e a colherem as recompensas de um aprendizado mais profundo e significativo”, afirma Pavarina.

Mesmo com sua diferença, os índices de alfabetização do Saeb e do “Criança Alfabetizada” servem como um lembrete contundente de que a jornada da educação na era digital está longe de ser uma linha reta e suave. A tecnologia não é vilã nem salvadora da educação brasileira, mas a impacta profundamente segundo seus usos.

É preciso mais clareza, mais transparência e, acima de tudo, um olhar atento e crítico para o impacto da tecnologia em nossas crianças e adolescentes. A “preguiça cognitiva” não pode ser o legado desta geração. O esforço, a curiosidade e a sede por conhecimento devem ser os pilares de um futuro em que o digital seja um aliado poderoso, e não um entrave, para o desenvolvimento pleno de cada indivíduo.

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