IA: falta de maturidade e profissionais qualificados barram adoção nas empresas

O uso da Inteligência Artificial (IA) aos poucos vai ganhando espaço na vida das pessoas e das empresas. Embora o uso e a adoção tenham crescido significativamente nos últimos anos, principalmente após a popularização das ferramentas de IA generativa, ainda existem desafios que podem limitar sua implementação em grande escala nas organizações. É o que […]

Publicado: 11/12/2025 às 00:57
Leitura
4 minutos
IA generativa, inteligência artificial
Construção civil — Foto: Reprodução

O uso da Inteligência Artificial (IA) aos poucos vai ganhando espaço na vida das pessoas e das empresas. Embora o uso e a adoção tenham crescido significativamente nos últimos anos, principalmente após a popularização das ferramentas de IA generativa, ainda existem desafios que podem limitar sua implementação em grande escala nas organizações.

É o que revela o estudo Antes da TI, a Estratégia, da IT Mídia, que entrevistou líderes de tecnologia de 557 empresas de grande porte com atuação no mercado brasileiro. De acordo com o levantamento, 58% acreditam que ainda falta confiança para realizar grandes investimentos, pois ainda lhe faltam conhecimentos ou maturidade sobre o tema.

A Inteligência Artificial é uma tecnologia complexa, em constante evolução e requer uma compreensão sólida dos algoritmos, dos dados necessários, do treinamento do modelo e das implicações éticas e legais envolvidas. A falta de conhecimento pode levar a expectativas irrealistas, seleção inadequada de soluções ou falta de compreensão dos requisitos necessários para uma implementação bem-sucedida.

Por esses motivos e pela falta de maturidade citada acima, hoje, apenas 33% dos respondentes da pesquisa acreditam que a IA tenha alta relevância para o negócio em que suas respectivas empresas estão inseridas. Porém, o cenário é promissor para um futuro não tão distante (daqui a dois ou três anos), já que 74% acreditam que a tecnologia terá alta importância para suas áreas de atuação.

IT Forum Series: IA nas empresas é desafio de comunicação e capacitação

Outro ponto importante são os custo e recursos que, segundo 46% dos respondentes da pesquisa, é a maior barreira existente para projetos que envolvam IA. A implementação desta tecnologia pode exigir investimentos significativos em infraestrutura, hardware e software, além do investimento em profissionais qualificados no tema – que estão valorizados pela escassez do mercado – e aparecem como o segundo maior entrave para o desenvolvimento de projetos que utilizem IA

Nem todas as organizações têm os recursos financeiros ou humanos necessários para realizar esses investimentos e a falta de exemplos práticos ou dificuldade em apresentar ROI (retorno do investimento) pode tornar a adoção da IA menos atraente para essas organizações.

Por fim, a implementação da tecnologia enfrenta, em alguns casos, resistência cultural e medo por parte dos colaboradores das próprias corporações, que podem se preocupar com a substituição de seus empregos por máquinas ou algoritmos. É importante educar e envolver os funcionários no processo de implementação da IA e mostrar como ela pode complementar suas habilidades e melhorar suas atividades.

Apesar dos desafios apresentados, a adoção da Inteligência Artificial traz inúmeros benefícios para as empresas, com destaque para o aumento da produtividade, apontado por 74% dos respondentes e suporte à tomada de decisão. Além disso, a IA é reconhecida como uma ferramenta essencial na personalização de soluções ou serviços, tornando-se um importante diferencial tecnológico para o negócio, melhorando a experiência dos clientes.

Apesar da existência desses desafios, há uma perspectiva positiva, pois, muitas organizações estão trabalhando para superá-los e encontrando maneiras de implementar a IA com sucesso. Conforme a tecnologia evolui e mais casos de uso são desenvolvidos, é natural esperar um aumento na adoção da IA pelas organizações nos próximos anos.

*Pedro Hagge é gerente de estudos e pesquisas da IT Mídia

**Georges Nabahan é analista de estudos e pesquisas da IT Mídia

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas